Quando se trata de sobrevivência, muitos animais contam com mecanismos de defesa impressionantes, incluindo picadas extremamente dolorosas. Embora a dor seja subjetiva, estudos e relatos de cientistas ajudaram a classificar quais espécies possuem as picadas mais intensas e excruciantes. Confira os cinco animais mais famosos por essa característica:
Formiga Cabo Verde
Também conhecida como “formiga-bala”, essa espécie da América Central e do Sul é conhecida por causar uma dor que se assemelha a levar um tiro, daí o nome. Segundo o entomologista Justin Schmidt, que criou o Índice de Dor Schmidt, a picada da formiga-cabo-verde é considerada a mais dolorosa entre insetos. A dor pode durar até 24 horas e vem acompanhada de inchaço e ardência intensos.
Vespa Tarantula Hawk
Essa vespa impressionante, encontrada em desertos dos Estados Unidos e da América do Sul, caça tarântulas e as paralisa com sua ferroada para alimentar suas larvas. A dor de sua picada é intensa, mas felizmente de curta duração, geralmente desaparecendo em cerca de 5 minutos. O entomologista Schmidt descreveu a sensação como “imediata, eletrizante e totalmente paralisante”.
Escorpião-Arizona
Esse escorpião, encontrado principalmente no sudoeste dos Estados Unidos e no norte do México, tem um veneno neurotóxico que causa uma dor aguda e imediata. Além disso, a ferroada pode provocar sintomas sistêmicos, como dormência, espasmos musculares e dificuldades respiratórias, embora raramente seja fatal para adultos saudáveis.
Vespa Gigante Asiática
Apelidada de “vespa assassina”, essa espécie é nativa da Ásia e possui uma picada que injeta grandes quantidades de veneno. Além da dor lancinante, seu veneno pode destruir tecidos e causar reações alérgicas graves. Em alguns casos, múltiplas picadas podem ser fatais. A sensação de sua ferroada é descrita como uma “agulha quente perfurando a pele”.