Confira programação de abril da Mostra de Cinema Infantil em Florianópolis

Foto: Divulgação/MCI

Por: OCP News Florianópolis

01/04/2024 - 16:04

O Cineclube da Mostra de Cinema Infantil ocorre todos os sábados, às 16h, na sala Gilberto Gerlach do Centro Integrado de Cultura (CIC). A entrada é gratuita e por ordem de chegada (limitada à lotação do espaço de 136 lugares). A iniciativa conta com apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Confira a programação de abril:

Dia 6/4

  • O Pergaminho Vermelho
    (De Nelson Botter Jr / SP / Animação / 2019 / 90 min.)
    Classificação indicativa: Livre. Recomendação da Mostra: a partir de 6 anos. Este filme conta a história de Nina, uma garota que encontra um misterioso Red Scroll que a leva a Tellurian, um mundo mágico habitado por criaturas míticas. Com a ajuda de um pequeno grupo de heróis, ela terá que enfrentar várias provações e derrotar o Lorde das Trevas para salvar o mundo e voltar para casa.

Dia 13/4

Sessão Curtas-Metragens internacionais de animação. Com os filmes:

Foto: Divulgação/MCI

  • Zinzin (De Cloé Besnard / França / Animação / 2020 / 2 min): O calor tropical na floresta de Zinzinie é sufocante. Uma mosca mal pode respirar. Ela está à procura de um lugar onde possa descansar e fugir da insuportável temperatura.
  • Pim & Pom no Museu – A Cidade Grande (Pim & Pom at the Museum – The Big City / De Gioia Smid / Holanda / Animação / 2021 / 5 min): Os curiosos gatos Pim & Pom levam as crianças em uma viagem de descoberta pelo fascinante mundo da arte. Coleções famosas de museus holandeses são o pano de fundo da série animada “Pim & Pom no Museu”.
  • Juan Vento (Juan Viento / De Carlos Farina / Argentina / Animação / 2020 / 4 min): Juan é o encarregado de limpar as folhas do parque e, em consequência disso, é inimigo irreconciliável do vento. Porém, desta vez, ele o surpreenderá.
  • Pichintún – Ep. Panchita, a garota do circo (Pichintún – Ep. Panchita, the circus girl / De Karen Garib Bravo / Chile / Animação / 2020 / 7 min): Pichintún é uma série de animação documental que mostra a vida de meninos e meninas do
    Chile pela narrativa de seus próprios protagonistas. Neste capítulo, vamos conhecer “Panchita”, uma menina que trabalha no “Miquel Circus” com sua família. Ela nos conta como é ter uma vida itinerante, sobre as atividades diárias que todos devem fazer no circo e o jeito especial de ir para a escola.
  • Vá embora, Alfred! (Go away, Alfred! / De Célia Tisserant e Arnaud Demuynck / Animação / França-Bélgica / 2023 / 11 min): Alfred teve que fugir de seu país por causa da guerra. Sem moradia, ele vaga sem destino, de rejeição em rejeição. Um dia, ele conhece Sonia, que lhe oferece um café…
  • Água para o peixinho (Camino de agua para un pez / De Mercedes Marro / Espanha / Animação / 2016 / 7 min): É uma noite estrelada quando Oscar vê pela sua janela um peixinho dourado pulando em uma poça suja! Dois gatos estão observando das sombras. Oscar ajudará o peixinho dourado em uma aventura desenfreada em uma noite latino-americana, com a falta de água como pano de fundo.
  • Névoa (Mist / De Leonardo Romero Zarza / Colombia / Animação / 2021 / 10 min): Nicolas, um menino de 12 anos, se muda com sua família para uma casa de campo em uma floresta enevoada e testemunha o drama de uma família de raposas que misteriosamente aparecem como espectros da floresta. Depois de investigá-los e compreendê-los, ele suspende o véu do medo que o impede de ver quem eles realmente são e toma coragem para ajudá-los a fugir do perigo da estrada que atravessa a floresta.
  • O carrossel (La calesita / De Augusto Schillaci / Animação / Argentina-Canadá-Estados Unidos / 2022 / 10 min): Uma história emocionante sobre os amados argentinos operadores de carrossel que dedicaram suas vidas a proporcionar diversão e felicidade às crianças e às suas vizinhanças. Esta é uma história de perseverança e de senso de comunidade acima do indivíduo.

Dia 20/4

  • Fiddlesticks (De VeitHelmer / Alemanha / Ficção / 2014 / 82min). Classificação indicativa – livre: As crianças de Bollersville fogem do jardim de infância para libertar os avós do asilo.

Dia 27/4

Foto: Divulgação/MCI

  • Meu amigo Totoro – Em parceria com o projeto Brincadeiras das Crianças Japonesas. (De Hayao Miyazaki / Animação / Japão / 1995 / 87 min). Classificação indicativa – livre: Mei é uma jovem que encontra uma pequena passagem em seu quintal, que a leva a um lendário espírito da floresta, conhecido como Totoro. Sua mãe está no hospital e seu pai divide o tempo entre dar aulas na faculdade e cuidar de sua mulher doente. Quando Mei tenta visitar a mãe por conta própria, se perde na floresta, e só o grande e fofo Totoro pode ajudá-la a achar o caminho de volta para casa.