Com a proximidade da chegada do Natal e do Réveillon começa também o planejamento das ceias que marcam as datas. Cada família possui as próprias tradições e pratos preferidos para esta época, mas alguns ingredientes aparecem em quase todas as mesas brasileiras nessa época.
Pensando nisso, separamos aqui a lista de alguns dos itens que não podem faltar na ceia natalina e da virada de ano:
- Arroz com passas: motivo de discussões acaloradas pelos brasileiros, a uva passa é amada por uns e odiada por outros. Tradicional no arroz natalino, às vezes ela é oferecida à parte, para garantir um ambiente tranquilo durante toda a refeição;
- Frutas e grãos: sejam in natura ou secas, as frutas trazem cor, sabor e alegria na decoração da mesa. Quanto maior a variedade de opções, desde as mais tradicionais, encontradas o ano todo, bem como frutas que são exclusivas para a data, como a romã, mais bonita a decoração fica. Já as frutas secas, bem como grãos e oleaginosas, podem ser usadas nas entradinhas, na decoração e como complemento final dos pratos.
- Bacalhau e frutos do mar: conhecido mundialmente como ingrediente nas receitas portuguesas, o bacalhau é um item que pode trazer ainda mais sabor para as ceias, tanto de Natal, quanto de Ano Novo. Para facilitar o preparo dos pratos, opte por adquirir um produto já dessalgado, ou, ainda opte por comprar pratos prontos.
- Carnes nobres: conhecida como carnes de reis por algumas culturas, a carne de gado pode ser apresentada nos mais diversos cortes, seja em peças inteiras assadas ou como ingredientes de receitas da ceia. Para uma opção farta de carnes, faça um mix ainda com linguiças, kibes, cortes de aves e suíno, que para quem é mais supersticioso, é considerada a carne principal do jantar de Ano Novo.
- Frios e queijos: patês, geleias, queijos e embutidos são perfeitos para uma mesa de entrada ou para beliscar antes do jantar. Existem opções perfeitas para apreciar em temperatura ambiente ou quente, e ainda de cores e formatos. É possível comprar peças inteiras, fatiadas ou picadas para montar a tábua ou ainda encomendar uma pronta. Como acompanhamento podem ser comprados pães, salgados ou torradinhas.
- Bebidas: seja para o brinde ou para degustar ao longo do dia, as bebidas não podem faltar, sejam cervejas, vinhos e opções sem álcool, como sucos, refrigerantes e as refrescantes águas saborizadas.
- Sobremesas: “é pavê ou ‘pacomê’?”. A perguntinha clássica dessa época mostra uma das sobremesas preferidas para essa época, o famoso pavê de bolacha champagne, que já ganhou nova roupagem e, hoje em dia, pode ser apresentado com outros tipos de biscoitos, cremes com frutas. Ele aparece ao lado dos famosos panetones, chocotones, bombons de travessa e bolachas amanteigadas decoradas.
Uma outra visita presente nas mesas nessa época são as flores, que servem tanto para decoração quanto para presentear.
Embora existam esses itens que sejam tradicionais na mesa brasileira nas épocas de festas, é importante lembrar que ter a família e os amigos reunidos para aproveitar as delícias e os momentos é o que realmente vale a pena.