Confira 6 eventos culturais gratuitos para comemorar o aniversário de Florianópolis

Foto: Divulgação/Multi

Por: OCP News Florianópolis

21/03/2024 - 09:03 - Atualizada em: 21/03/2024 - 09:10

Na semana do aniversário dos 351 anos de Florianópolis, a Capital dos Catarinenses recebe uma série de atividades culturais gratuitas para toda a família. Confira seis eventos, dentre tantos programados para celebrar o aniversário da cidade.

Fotografias de Floripa

Para celebrar o aniversário de 351 anos de Florianópolis ou Floripa como é conhecida no dito popular, outrora chamada Desterro, ou ainda Meimbipe, o Coletivo Floripa Postal, formado pelos fotógrafos Ronaldo Andrade e Mara Freire, apresenta a Mostra Fotográfica “Floripa 351”. A mostra, com 18 registros da cidade, está exposta no hall de entrada do Multi Open Shopping, no Rio Tavares. A visitação é gratuita e pode ser feita até 31 de março.

  • Local: Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339, Rio Tavares.
  • Entrada gratuita

Duas exposições

A Fundação Cultural Badesc, que fica no Centro de Florianópolis, recebe duas exposições com entrada gratuita. ‘Raízes Poéticas’, que apresenta desenhos, gravuras, fotografias, objetos, livros de artista, instalações e técnicas híbridas que abordam principalmente relações entre arte e natureza, pode ser visitada no Espaço Fernando Beck. Todas as 17 obras surgiram de propostas realizadas desde 2021 pelo grupo de estudos coordenado pela professora Sandra Favero.

Participam da coletiva os artistas: Angelica Neumaier, Anna Moraes, Gabriela Buffon, Gustavo Reginato, Laura Malmegrin, Luanda de Oliveira, Luiza Reginatto, Mariana Medeiros, Odete Calderan, Pedro Gottardi, Sandra Correia Favero, Shayda Cazaubon e Tiago Meirelles.

Já no Espaço Paulo Gaiad, o artista catarinense Gustavo Scheidt apresenta a exposição ‘Paisagens Internas’, a primeira individual da carreira. Com curadoria de Raony Robson Ruiz e Miguel Vassali, a mostra tem um recorte específico para as paisagens do interior de Santa Catarina. Nela o artista observa essas paisagens como algo interno, subjetivo e busca partilhar o sensível e criar outras representações do imaginário de Petrolândia, sua cidade natal.

  • Local: Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro.
  • Entrada gratuita

‘Arte Catarinense – memória preservada’

Com mais de 30 anos de história em Florianópolis, a Galeria Helena Fretta recebe a partir desta quinta-feira (21) mais uma edição da exposição ‘Arte Catarinense – memória preservada’. A abertura, com entrada gratuita, será a partir das 19h. Nesta edição serão apresentadas 60 obras, entre pinturas, desenhos e esculturas que foram produzidas entre 1959 e 2014, por 13 artistas já falecidos. As obras de colecionadores e raridades, que integram a coleção Helena Fretta, estarão disponíveis para aquisição.

Na exposição será possível ver de perto trabalhos de: Aldo Beck (1919-1999), Eli Heil (1929-2017), Elke Hering (1940-1994), Hassis (1926-2001), Malinverni Filho (1913-2001), Martinho de Haro (1907-1985), Meyer Filho (1919-1991), Paulo Gaiad (1953-2016), Pléticos (1924-2020), Rodrigo de Haro (1939-2021), Schwanke (1951-1992), Valda Costa (1951-1993) e Willy Zumblick (1913-2008).

A mostra poderá ser visitada gratuitamente de segunda a sexta, das 10h às 18h e aos sábados, das 10h às 13h, até 20 de abril.

  • Local: Rua Presidente Coutinho, 532.
  • Entrada gratuita

Registros inéditos de Franklin Cascaes

Registros do arquivo pessoal do pesquisador da cultura açoriana, folclorista, ceramista, antropólogo, gravurista e escritor brasileiro, Franklin Cascaes, nascido em Itaguaçu, na região continental de Florianópolis, e que completaria 116 anos no dia 15 de março, integram a exposição temporária ‘Pelos Olhos de Cascaes’.

Com entrada gratuita, a mostra poderá ser visitada na sala azul do Franklin Bar, que fica no Centro de Florianópolis, entre os dias 22 e 23 de março, das 18h às 00h.

Todas as fotografias que compõem a mostra foram cedidas por Raquel Cascaes, neta do patrono do bar. O local conta ainda com exposições permanentes do artista Thiago Valdí e do fotógrafo Sérgio Vignes.

  • Local: Rua Tiradentes, 223, Centro.
  • Entrada gratuita

‘Corpos e Cenas: pelo Olhar Delas’’

A partir das 19h30, da sexta (22), a Escola de Fotografia e Arte Câmera Criativa recebe a mostra fotográfica ‘Corpos e Cenas: pelo Olhar Delas’. Segundo Luíla Vomero, que é coordenadora da Escola, a mostra gratuita é resultado de uma convocatória pública para a participação de fotógrafas mulheres na exposição. Com curadoria da artista visual Lilian Barbon, 20 fotógrafas amadoras e/ou profissionais, de Florianópolis e outras cidades brasileiras, foram selecionadas.

Participam da edição 2024 da mostra fotográfica as artistas: Adriana Cardoso, Amanda Longhi, Ana Raquel Schmidt, Cecília Rodrigues, Cris Stela, Gabriella Massa, Ingrid Quaresma, Jacque Lauer, Karen Christine, Luisina Ferrari, Mara Freire, Mara Lúcia Bedin, Mariana Eli, Mila Kichalowski, Norma Fernandes, Rosângela Machado, Tania Ribeiro, Tereza Bez, Val Cordeiro e Viviane D’Ávila.

Com visitação gratuita, a exposição poderá ser visitada até o dia 20 de abril de 2024 na Galeria do Espaço Cultural Câmera Criativa, de segunda a quinta, das 9h às 18h, e nas sextas e sábados, das 9h às 13h.

  • Local: Praça Getúlio Vargas, 158, Centro.
  • Entrada gratuita

Multi Ilhéu

Preservar e resgatar os costumes e cultura de Florianópolis são as inspirações do Multi Ilhéu que será realizado entre os dias 22 e 24 de março no Multi Open Shopping, no Rio Tavares, em Florianópolis. A programação, totalmente gratuita, integra o calendário do aniversário de 6 anos do Multi e tem parceria do Tarrafa Coletivo Criativo e apoio cultural da Unicred.

Na sexta (22) tem apresentação do músico Edu Madma, no sábado, show do Nilêra e Banda e no dia 24, a música é com Marcelo Portela. Além das apresentações musicais, será realizada a Tarrafeira – feira de arte e cultura manezinha, oficinas e para fechar a programação, apresentação do Grupo Folclórico Boi de Mamão de Santo Antônio na tarde do domingo.

  • Local: Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339, Rio Tavares.
  • Entrada gratuita