Confira 10 praias para surfar e curtir no litoral de SC

Foto: Allan Carvalho/PMF

Por: Ewaldo Willerding Neto

25/10/2024 - 12:10 - Atualizada em: 25/10/2024 - 13:15

Santa Catarina tem um litoral privilegiado, com praias lindas, recortadas e com belas ondas, ideais para o surfe. Com o fim de semana chegando e com previsão de calor em boa parte do estado, fica a dica para escolher uma delas e curtir. Mesmo se você não for do esporte. Confira 10 opções, de norte a sul, do nosso litoral.

Prainha (São Francisco do Sul)

Foto Divulgação/PMSFS

Também conhecida como Praia da Saudade, é uma das praias mais belas da ilha localizada no Norte do Estado. Esta entre as praias mais limpas de Santa Catarina, suas águas agitadas e cristalinas e famosa por ser a queridinha dos surfista. Além das ondas, a praia é cercada por costões de pedra, onde é possível explorar trilhas.

Praia do Quilombo (Penha)

Foto: Divulgação/PMP

Praia do Quilombo é conhecida por suas ondas fortes e frequentes, atraindo surfistas mais experientes em busca de desafios. Penha tem outrações opções, como a Praia Grande, que proporciona boas condições para a prática do surfe. A Praia Vermelha possui ondas pesadas, mas constante, se tornando outra boa opção.

Praia Brava (Itajaí)

Localizada na divisa com Balneário Camboriú, a praia Brava tem dois picos bem definidos e funciona bem com ondas de leste / sudeste. No Canto do Morcego, localizado no costão norte, as ondas são fortes, rápidas e muito tubulares.Já no meio da praia, com a combinação certa de ondulação e vento, surgem valas um pouco mais cheias espalhadas por toda a extensão. O crowd é constante, os locais estão sempre na área.

Praia da Joaquina (Floripa)

Foto Leonardo Sousa/PMF

A mais conhecida de Florianópolis, sua constância com boas ondas formadas nas mais variadas condições fazem do pico um dos mais cheios da capital. A Praia da Joaquina, ou “Joaca” como é conhecida, tem boas formações de paredes e tubos com ondas de até dez pés, condições essas que podem fazer você encontrar alguns profissionais do estado treinando por lá.

Praia Mole (Floripa)

Foto Divulgação/PMF

Bem perto da Joaquina está a praia Mole não é só um local de surfe, mas com vários restaurantes e bares no seu entorno. Para além das festas, ondas com até seis pés e fortes ondulações se destacam com vários campeonatos acontecendo no local.

Guarda do Embaú (Palhoça)

Foto: Divulgação/PMP

O Rio da Madre que desemboca no mar faz da Praia da Guarda do Embaú um cenário único. Com areia fina e essa peculiaridade de ter que atravessar o rio para chegar na praia, o local também tem o surfe como grande atrativo em suas ondas cavadas de até nove pés de altura e com boa constância. Em 2017, tornou-se a primeira praia do país – e nona do mundo – credenciada como Reserva Mundial de Surfe, um título que dá a chancela de um belo e importante local de preservação.

Praia do Silveira (Garopaba)

Foto: Divulgação/PMP

As pedras são o que fazem a Praia do Silveira tão especial, com composição rochosa no fundo do mar que permite ondas mais regulares Porém, isso deixa os caldos mais perigosos, sendo indicada a surfistas mais experientes. Destaque para as ondas grandes quebrando à direita.

Praia da Ferrugem (Garopaba)

Foto: Prefeitura de Garopaba/Divulgação

A Praia da Ferrugem é uma das praias mais badaladas e constantes da região, principalmente no canto esquerdo com ondulações de Leste ou Sudeste de até sete pés e sem tanto vento para interferir na formação das ondas. No verão, a praia lota, seja no lado Sul com as famílias, ou no lado Norte com a galera que quer mais movimento.

Praia do Rosa (Imbituba)

Foto: Pixabay

A Praia do Rosa tem figurado em listas internacionais. O reconhecimento trouxe pessoas, principalmente no chamado Rosa Sul que possui uma estrutura de serviços e ondulações de até dez pés. Já no Rosa Norte, ondulações de até oito pés e, talvez, um pouco mais de sossego.

Praia da Vila (Imbituba)

Foto: Divulgação/PMI

Localizada perto do Centro do município de Imbituba, as grandes ondulações são destaque da Praia da Vila que já foi palco de etapa do Circuito Mundial de Surfe no fim da década passada. Importante prestar atenção à direita com ondas longas e rápidas que fazem desse ponto um dos mais clássicos não só de Santa Catarina, mas também do país.

Notícias no celular

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.