Como se conta uma história? Oficina de Escrita Criativa está com inscrições abertas em Jaraguá

Por: Elissandro Sutil

25/04/2017 - 11:04 - Atualizada em: 25/04/2017 - 11:40

Escrever é um dom? Para alguns é quase um martírio… principalmente pra quem sempre sonhou em escrever um livro ou, quem sabe, um lindo texto para alguém que ama. Pois prepare a sua mente e imaginação, porque chegou a hora de perder o medo (ou a vergonha) de por as palavras no papel. No próximo dia 6 de maio, vai rolar uma Oficina de Escrita Criativa com o escritor João Chiodini.

Se liga só, vai ser uma superaula de introdução à Escrita Criativa, onde o ministrante vai explicar os conceitos e elementos básicos da construção de textos ficcionais, incentivando jovens de 16 a 90 anos que têm vontade de escrever, ajudando-os a perder o medo da página em branco e a vergonha de escrever e ler seus textos.

Conteúdo da oficina:

1 – Gêneros literários
2 – Eixos da narrativa: Tempo, Espaço, tipos de narrador
3 – Personagem: limitações e possibilidades
4 – Enredo: Conflito, Clímax e Desfecho
5 – Técnicas para desbloquear a escrita
6 – Explorar a criatividade
7 – Escrever, riscar, reescrever
8 – Clichês e vícios de linguagem: Os proibidões da escrita

A oficina será realizada na Grafipel, no sábado, dia 6 de maio, das 9h às 12h e das 13h às 16h30. Inscrições e informações no email grafipel@grafipel.com.br ou no telefone (47) 3275-0137. O investimento é de R$ 50 por pessoa. Veja aqui o evento no Facebook.

O que levar? Papel e caneta ou notebook. Se já escreveu alguma coisa, traga o texto que você mais gostou de escrever. 😉

Sobre o ministrante: João Chiodini, editor, escritor e cronista de humor. Autor do romance Os Abraços Perdidos, (Editora da Casa, 2015), eleito um dos melhores livros do ano pelo Suplemento Pernambuco, da biografia Werner R. Voigt, além de livros de contos e infantis. Publicou seu primeiro livro em 2005 e escreve crônicas desde 2007. Atualmente escreve crônicas aos sábados, para o jornal O Correio do Povo. É coordenador da Feira do Livro de Jaraguá do Sul e sócio da Design Editora, editora com mais de 180 livros publicados, onde atua como coordenador editorial.