Como o Spotify monta sua playlist de “Descobertas da Semana”?

Por: Elissandro Sutil

18/01/2017 - 11:01 - Atualizada em: 19/01/2017 - 13:12

Toda segunda-feira o Spotify libera para os usuários uma playlist exclusiva chamada “Descobertas da Semana” que, segundo o serviço, é montada com base nas músicas que você adora.

Cada usuário recebe uma playlist completamente diferente que promete fazer com que novas bandas e artistas sejam descobertos e se tornem favoritos no seu dia a dia. A ideia é te mostrar músicas que você nunca ouviu, mas que provavelmente  curtiria.

As descobertas da semana são montadas de acordo com os dados coletados pelos algoritmos do Spotify e o seu comportamento na plataforma: as músicas favoritadas, as faixas excluídas etc.

Veja, na prática, como o Spotify monta a sua playlist de “Descobertas da Semana”:

O seu perfil musical

O Spotify analisa o que você costuma ouvir e cria um perfil musical. Ele leva em conta estilos específicos de música, como folk cantado por mulheres. Esse perfil é construído com base na sua navegação: se você entra na página de um artista e salva um álbum inteiro, a ferramenta dará um peso maior àquele artista e estilo. Artistas mais recentes também são priorizados.

As combinações dos usuários

O algoritmo procura entender como aquelas músicas que você gosta são utilizadas em playlists criadas por outros usuários. Com que outras músicas elas são combinadas? Os dados gerados são analisados pela técnica de “deep learning” em busca de padrões. Esses padrões criam uma lógica que será aplicada na combinação que será criada para a playlist.

A lista

O seu gosto e o gosto de outros usuários são combinados e, daí, saem as músicas que você potencialmente irá gostar. Para a playlist, entretanto, são escolhidas apenas as músicas que você não ouviu (pelo menos não no Spotify).

O Spotify também inclui propositalmente bandas que você já conhece, mas que talvez não tenha escutado, para que o usuário não se assuste, de cara, só com nomes desconhecidos.

O que não entra

Músicas relativas à datas comemorativas, como o Natal, são automaticamente excluídas e não entram nas listas. O mesmo acontece com músicas infantis: elas ficam de fora de propósito, para evitar que a Galinha Pintadinha que seus filhos gostem acabem caindo na sua playlist da semana.

É possível aprimorar

O Spotify pode aprender a criar uma lista melhor para você. Para isso, você pode ajudá-lo a entender melhor o seu gosto musical, criando playlists próprias, por exemplo. Passar para frente as músicas que você não gosta o ensina que tipo de som evitar.

Fonte: Nexo