Comitiva açoriana visita Museu Etnográfico Casa dos Açores, em Biguaçu

Por: Carla Macedo

20/04/2018 - 15:04 - Atualizada em: 22/04/2018 - 13:26

Um grupo formado por pesquisadores, historiadores e representantes de universidades portuguesas visitou o Museu Etnográfico Casa dos Açores, na Freguesia de São Miguel da Terra Firme, em Biguaçu.

O espaço é considerado como a primeira casa açoriana reconhecida no país e com acervo composto de vestimentas de época, instrumentos musicais, utensílios domésticos e trajes folclóricos, doado por entidades portuguesas e açorianas.

A comitiva está em Florianópolis para o Congresso internacional que celebra os 270 anos da migração açoriana em Santa Catarina.

O encontro acontece até essa sexta-feira (20), no auditório do Tribunal de Contas do Estado, e trata de questões históricas, culturais e de desenvolvimento sustentável, e da produção literária das chamadas “duas margens do Atlântico”.

A importância da integração cultural entre Santa Catarina e Açores foi destacada pelo governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira, durante a abertura oficial do evento, na quinta-feira (19).

Para o presidente da Região Autônoma dos Açores, Vasco Alves Cordeiro, é importante o fortalecimento das relações entre os dois Estados.

“O que aqui nos trouxe e aqui nos une resume-se em uma palavra: açorianos”, completou o presidente.