Comece agora mesmo: conheça o projeto Hora do Enem e se prepare para a prova deste ano

Por: Elissandro Sutil

12/04/2016 - 13:04 - Atualizada em: 12/04/2016 - 14:05

Estudar pela internet é uma das formas escolhidas por quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano. Mas e se tivesse uma plataforma completa, com conteúdos de qualidade e totalmente grátis para quem está nessa maratona de estudos?

Agora existe, sabia? Nós testamos, e é muito legal! O nome do projeto é “Hora do Enem“, e o melhor é que foi idealizado e lançado pelo próprio Ministério da Educação (MEC).

Nessa plataforma de estudo, é possível encontrar um plano se encaixa no seu perfil de estudos. E ainda dá para escolher: acompanhar o novo programa de TV que está para ser lançado, fazer simulados online, criar um plano de estudos adequado às suas necessidades, baixar vídeos ou ter tudo isso praticamente ao mesmo tempo!

O estudante vai poder acessar notícias, receber orientações de como se preparar para a prova, ver questões que já caíram nos anos anteriores comentadas por professores, conhecer estudantes que estão vivendo essa mesma etapa da vida e, assim, chegar ao dia do exame mais seguro e confiante.

O que você tem que fazer é entrar no site Geekie Games e criar uma conta para ter o próprio espaço de estudo. E lembre-se, é tudo gratuito!

plano de estudos-poracaso

Participe do simulados online

O primeiro já tem data marcada, e vai acontecer logo mais, no dia 30 de abril. Para se inscrever, clique aqui, e faça o seu cadastro entre os dias 5 e 29 de abril. Todos alunos inscritos na Plataforma de Estudos Hora do Enem já estão automaticamente inscritos para os Simulados.

As provas foram criadas seguindo a mesma metodologia utilizada nas questões do INEP. Ao completar o simulado, você poderá comparar a sua nota com a necessária para ser aprovado no curso e faculdade em que você quer entrar.

Cada candidato terá uma média de 3 minutos por questão – o mesmo tempo da prova oficial do Enem.

MARQUE NA AGENDA

1º Simulado: 30 de abril
20 questões por área do conhecimento (80 no total)

2º Simulado: 25 de junho
20 questões por área do conhecimento (80 no total)

3º Simulado: 13 de agosto
45 questões por área do conhecimento (180 no total)

4º Simulado: 8 e 9 de outubro
45 questões por área do conhecimento (180 no total)

Programa de TV

A partir de maio, os estudantes poderão sintonizar no Canal TV Escola e assistir a aulas de segunda a sexta às 18h. A reprise vai ao ar às 7h e às 13h.

Para quem não pode ver durante a semana, todos os episódios da semana serão passados novamente, em sequência, aos sábados, 15h, e aos domingos, 6h.

Ou então, se você é daqueles que gosta de ter o arquivo no seu computador ou celular, poderá baixar todos os episódios e assistir onde e quando quiser!

horadoenem-poracaso

Assista ao vídeo e entenda um pouquinho mais do que a gente está falando:

Acho que isso é um aviso, então, né? Comece já os seus estudos! 😉

Fontes: Gazeta do Povo e TV Escola
Foto: Antônio More/Gazeta do Povo/Arquivo