Com internet pública gratuita, Blumenau é eleita um dos 30 destinos estratégicos do Brasil

Foto Divulgação/Prefeitura de Blumenau Foto Divulgação/Prefeitura de Blumenau

Entretenimento

Por: Felipe Elias

quarta-feira, 04:43 - 17/02/2021

Felipe Elias

Blumenau foi relacionada pelo Ministério do Turismo como um dos 30 destinos estratégicos do país que disponibiliza internet pública em pontos turísticos. Um mapeamento divulgado pelo órgão na última segunda-feira (15) também aponta a cidade como uma das três a cobrir maior parte da área do município com Wi-Fi gratuita. O relatório analisou 117 destinos de 25 estados.

Considerando a área total das cidades, a média de alcance identificada pelo levantamento foi de 5%. Apenas em Blumenau, Itajaí e Fortaleza (CE) a cobertura ultrapassou 25% do território. Já em relação à cobertura de internet nos pontos turísticos, Pomerode e Bento Gonçalves (RS) foram os destinos que mais priorizaram a disponibilização de internet gratuita.

 

“Esses números nos mostram o quanto estamos preparados, e o quanto trabalhamos para qualificar o Turismo em Blumenau. Estamos orgulhosos em receber essa contrapartida do Ministério, e vamos continuar a investir em ações que levem qualidade à experiência do turista e do blumenauense na cidade”, diz o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel.

Santa Catarina em destaque

Segundo a pesquisa, a maior parte dos municípios que disponibiliza internet Wi-Fi gratuita está no Sul (33%). Além de Blumenau, Balneário Camboriú, Imbituba, Itajaí e Pomerode representaram o estado. As outras duas regiões com maior cobertura são o Sudeste (23%) e o Centro-Oeste (17%).

No total, dos 117 destinos analisados, 87 não possuem Wi-Fi em seus principais atrativos turísticos, o que representa 74% do total. O levantamento considerou 30 rotas turísticas estratégicas distribuídas em 158 municípios do programa Investe Turismo, além das Cidades Criativas da Unesco.

Blumenau Conecta

Blumenau está entre as 20 cidades mais conectadas do país, segundo o Ranking Connected Smart Cities, que considera os municípios que melhor utilizam a tecnologia como ferramenta para promover melhor qualidade de vida para a população.

Entre os fatores que contribuem para isso está o Blumenau Conecta, programa criado pela Prefeitura para democratizar o acesso à internet. Atualmente, a Prefeitura oferta Wi-Fi em 212 locais públicos, com 269 pontos de acesso, abrangendo todos os bairros. Os pontos podem ser localizados pelos usuários por meio deste link.

×