A semana é do cinema em Joinville. Quer dizer, não só, obviamente, mas a presença do 2o Joinville International Short Film Festival (JISFF) puxa as atenções para a sétima arte. Afinal, serão cinco dias para a exibição gratuita de 112 produções do mundo todo em sete espaços da cidade.  Mas é preciso atentar para mais uma edição do Gala Bolshoi e o show do quarteto italiano de jazz IceFire 4tet. Mas a escolha é sua, e as opções estão abaixo.

1 - Lairton Valentim
Pediatra reconhecido em Joinville, Valentim também é artista plástico que desde o final dos anos 70 apresenta seu trabalho ao público. Passou por várias fases, inclusive assinando instalações polêmicas, mas se rendeu ao acrílico sobre tela. Após um longo período sem expor, ele retorna com “Vivas Cores”, uma coleção de 12 telas e duas esculturas que tem a cor como expressão maior.
Quando: de quarta (29), às 10h, até 30 de setembro, no Garten Shopping.

2 - Joinville International Short Film Festival.
Um dos maiores eventos brasileiros dedicado ao curta-metragem exibirá 112 produções, dos mais variados gêneros, vindos de 75 países. Serão 26 sessões gratuitas em sete espaços da cidade, além de duas oficinas com o diretor de fotografia Fábio Cabral. Entre as novidades desta segunda edição estão as mostras dedicadas ao cinema holandês e ao film dance e uma sessão nos jardins do MAJ. A programação completa está AQUI.
Quando: de quarta (29) até domingo (2), na 33 Arthouse, Museu de Arte de Joinville (MAJ), UniSociesc, Teatro Juarez Machado, CEU do Aventureiro, Escola Bolshoi e GNC Cinemas do Shopping Mueller.

3 - Diálogos Urgentes
O projeto do Sesc exibe neste mês “Brasil, País do Presente?”, documentário de Gustavo Westmann. Como uma nova geração de brasileiros está pensando o futuro do país? Com essa e outras questões em mente, o filme tem como objetivo estimular reflexões em torno de desafios estruturais para a construção do país. Doze entrevistados discutem, de forma acessível e construtiva, os avanços e retrocessos do Brasil, passando pelos temas mais amplos da política e corrupção, racismos e machismos, educação, violência, economia, mídia e cultura brasileiras. Nove profissionais de Joinville, de variadas áreas, discutem essas questões após a sessão.
Quando: quarta (29), às 19h, no Sesc de Joinville.

 

4 - Gala Bolshoi
O espetáculo da Escola Bolshoi conta com trechos de grandes balés de repertório como “Don Quixote”, “Quebra-nozes” e “O Lago dos Cisnes”. O segundo ato ainda conta com as danças polovitsianas da ópera “O Príncipe Igor”, que narra à passagem do Príncipe Igor no cativeiro, durante a guerra com os polovitsianos, povo nômade, no século 12. Ainda no dia 31, às 15h, a escola apresenta um espetáculo gratuito para alunos da rede pública de ensino, CEIs e escolas de dança, numa ação de formação de plateia e como contrapartida social de projeto aprovado no Simdec.
Quando: quinta (30) e sexta (31), às 20h, no Teatro Juarez Machado.

Cleber Gomes, divulgação

5 - Palestra sobre piano
O jornalista e pesquisador Bruno Ricco Pedroni ministra a palestra gratuita “Piano – 300 anos de história e seu papel iniciático”. Sua pesquisas, também baseada no trabalho do professor Henrique José de Souza, fundador da Sociedade Brasileira de Eubiose, traz à tona a história do instrumento e, por meio dela, a trajetória da música erudita ocidental: seus protagonistas (compositores e intérpretes), seus avanços técnicos, a expansão de repertório e até o interesse do público.
Quando: sexta (31), às 20h, na Câmara de Vereadores.

6 - Zineoteca
A Associação de Moradores e Amigos do Bairro Itinga (Amorabi) incrementa seus investimentos na cultura da região inaugurando uma biblioteca de fanzines, publicações independentes, artesanais e autorais sobre temas variados, de quadrinhos a política. No dia, além de uma oficina, será apresentado o documentário “Enzines-se”, que fala sobre a produção e distribuição de fanzines no Brasil entre os anos 80 e 90.
Quando: sábado (1º), às 16h, na Amorabi (rua dos Esportistas, 510).

7 - Jardim Criativo
Terceira edição do evento que reúne expositores, produtores e artistas nas dependências do MAJ. De discos de vinil a bolsas, de brinquedos educativos a joias em madeira, de artigos pet a plantas, de utensílios decorativos a roupas e acessórios, além de produtos coloniais, música e artes visuais, terá muita coisa para desfrutar ao longo do dia.
Quando: domingo (2), das 9h às 17h, no Museu de Arte de Joinville (MAJ).

8 - Domingos Musicais
A atração desta edição é o IceFire 4tet, grupo formado em Turim, na Itália,  por Cesare Mecca (trompete), Gledison Zabote (saxofone tenor), Alessandro Minetto (bateria) e Matteo Piras (contrabaixo). O grupo se inspira no universo sonoro que caracterizou o jazz produzido na “West Coast” e que influenciou fortemente parte da escola do jazz italiano. O repertório é composto por composições próprias e releituras de peças tradicionais do jazz, arranjadas pelo próprio quarteto.
Quando: domingo (2), às 10h30, na Sociedade Cultural Alemã de Joinville (rua 15 de Novembro, 1.000).

9 - Blär e São Yantó
Pela primeira vez juntos no palco, os músicos Blär, de Curitiba, e São Yantó, de São Paulo, escolheram Joinville como parada da miniturnê que fazem pelo Sul. No repertório, trabalhos solos e duetos inéditos preparados especialmente para o espetáculo. Com quatro discos lançados, São Yantó flerta com MPB, pop e experimentalismos em arranjos minimalistas de piano, programações eletrônicas e loops de voz.

Já Blär (ou Bruna Lucchesi) está lançando seu terceiro álbum e o primeiro como artista solo. Nele, explora multiplicidades vocais por meio de composições próprias e arranjos de canções que são sua referência artística.
Quando: domingo (2), às 18h, na Casa 97 (rua Arco-íris, 97).