Círculos sociais ficam mais restritos depois que você completa 25 anos, revela pesquisa

Por: Elissandro Sutil

12/01/2017 - 15:01 - Atualizada em: 12/01/2017 - 15:11

Uma pesquisa divulgada pela plataforma acadêmica Royal Society Open Science revelou que o pico de interações sociais com diferentes pessoas próximas tende a ser atingido por volta de 25 anos. Depois disso, os círculos sociais ficam cada vez mais restritos.

Isso significa que, depois dos 25 anos, você tende a fazer menos amigos e a aproveitar melhor os círculos de amizade que já possui. O mesmo também acontece com as suas interações nas redes sociais.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores se basearam nos registros de ligações de celulares feitas durante 2007 usando uma operadora de telefonia que atua em um país europeu. O estudo não revela os nomes do país ou da empresa.

Eles partiram da premissa de pesquisas anteriores que chegaram à conclusão de que as interações sociais por ligações telefônicas se correlacionam com suas interações presenciais.

Ou seja, os registros telefônicos podem ser encarados como um indício de como as pessoas se relacionam ao vivo com seus círculos mais próximos.

Seguindo este raciocínio, o estudo apontou que ao completarem 25 anos, as pessoas diminuem o número de novos contatos sociais e passam a valorizar as amizades e relacionamentos que já possuem.

Fonte: Nexo