Cidades de Santa Catarina com os nomes mais “diferentões”

Foto: Prefeitura de Rancho Queimado

Por: Milena Natali

10/05/2024 - 16:05 - Atualizada em: 22/05/2024 - 16:00

Santa Catarina é uma mistura de culturas, tradições e, é claro, nomes! Com 295 municípios, cada cidade tem sua própria história para contar, refletindo as peculiaridades que tornam o estado único. Confira aqui uma lista que preparamos das cidades com nomes mais “diferentões”.

 

Anitápolis

No começo, a cidade fez parte de Santo Amaro da Imperatriz, o município de Anitápolis foi emancipado em 1961 e recebeu este nome em homenagem à Anita Garibaldi.

Foto: Prefeitura de Anitápolis

Brunópolis

Mais um “polis”… O nome é uma homenagem ao padre Bruno Paris, líder religioso da cidade do ermocatarinense.

 

Descanso

Será que por lá tem muito descanso? Na verdade, não! O nome tem relação com a Coluna Prestes, movimento político de 1,5 mil homens contra o governo de Artur Bernardes. Durante a passagem do grupo pela região, em 1924, os integrantes ali pararam para descansar, dando origem ao nome.

Dona Emma

O rio que corta a região e a cidade foram batizados em homenagem à esposa de um diretor da Sociedade Colonizadora Hanseática.

Foto: Prefeitura de Dona Emma

Doutor Pedrinho

O nome é uma homenagem ao desembargador João Pedro Ramos da Silva, pai do então governador Aderbal Ramos da Silva.

 

Maravilha

Olha que curioso… O nome faz referência a uma frase que caçadores teriam dito ao avistarem do alto de um morro a copa dos pinheiros que compõem o visual da cidade: “Que maravilha!”.

Foto: Linda SC

Modelo

O nome foi escolhido pelo primeiro desbravador a explorar o território da cidade, João Muxfeldt, que achou que o lugar era atraente e promissor.

 

Morro da Fumaça

Aqui há duas histórias: uma delas conta que se refere a uma coluna coberta por uma densa neblina. A outra afirma que caminhoneiros acendiam fogueiras em cima de um morro para passar a noite.

Foto: Mystras

Pescaria Brava

Essa também possuem duas teorias, uma de que os moradores locais lutavam contra o mar em épocas de tempo ruim. Outra é de que pescarias na região terminavam em brigas na hora de divisão dos peixes.

 

Petrolândia

O nome tem relação com a tentativa de exploração de petróleo na região, ali pelo começo da década de 1960.

Foto: Prefeitura de Petrolândia

Princesa

Vossa alteza… O nome da cidade tem origem na história de um homem que dizia ter visões de uma princesa sobre a ‘copa’ de um pinheiro.

 

Rancho Queimado

O nome foi escolhido em alusão a um rancho que servia de uma espécie de pousada. Entretanto, o rancho acabou pegando fogo e passou a identificar a região que passou a ser município em 1962.

Foto: Prefeitura de Rancho Queimado

Saudades

A origem tem relatos dos primeiros colonizadores, que tinham dificuldade de se comunicar com os parentes que moravam no Rio Grande do Sul.

 

Tubarão

O nome tem origem na expressão “Tubá-Nharô”, que em tupi-guarani significa “pai feroz”. Era a forma como os indígenas se referiam ao rio, que inspirou o nome da cidade.

Foto: Prefeitura de Tubarão

Witmarsum

Nossa, essa é até difícil de pronunciar! O nome teria sido dado por imigrantes menonitas vindos da Ucrânia e significa “estrela azul”

Notícias no celular

Whatsapp