Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Cidade catarinense recebe franquia de uma das maiores cervejarias da Alemanha

Foto: PMB

Por: Milena Natali

14/10/2025 - 16:10 - Atualizada em: 14/10/2025 - 16:25

Blumenau conheceu na manhã desta terça-feira (14), a empresa vencedora do edital de concessão do popular Biergarten, o prédio localizado na Praça Hercílio Luz, no centro histórico. A Makkå Lounge Bar, que representa a Hofbräuhaus (HB), venceu o pregão com um lance de R$ 12,3 milhões, valor três vezes maior do que o inicialmente previsto pelo município. O anúncio foi feito durante o Oktober Summit.

Com 159 lances, a disputa com a segunda concorrente foi acirrada. “A proposta da vencedora é trazer para Blumenau a segunda unidade da franquia de uma das cervejarias mais tradicionais da Alemanha, a Höfbrauhaus, de Munique. Atualmente, a cervejaria está presente apenas em Belo Horizonte”, revela o secretário de Turismo e Lazer, Ulysses Kreutzfeld.

“Isso é motivo de orgulho pra todos nós. Porque uma marca mundial como a Hofbräuhaus escolher Blumenau significa que acredita no nosso potencial, na força da nossa economia, no nosso turismo e no futuro da cidade. E essa boa notícia chega no momento mais especial do ano, em plena Oktoberfest”, comemora o prefeito Egidio Ferrari.

Agora, seguem os prazos previstos na licitação, para que o resultado seja homologado. A expectativa do município é de que, se não houver recurso, o contrato possa ser assinado em até 30 dias. “A partir daí, a vencedora terá até 5 dias úteis para apresentar o modelo de negócio e 30 para iniciar a reforma, tendo 180 dias para começar a funcionar”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, Walfredo Balistieri.

Considerado um dos pontos mais simbólicos da cidade, a expectativa do município é de que o Biergarten torne-se um polo turístico e cultural que uma tradição, tecnologia e sustentabildiade. A proposta de concessão permite a exploração do local pelos próximos 20 anos, prevendo um empreendimento que atenda seis dias por semana, incluindo sábados e domingos, durante 10 horas por dia, garantindo assim o movimento contínuo no Centro Histórico da cidade. Como contrapartida, a empresa vencedora precisará realizar melhorias no local, com reforma estimada inicialmente em R$ 1,5 milhão.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Milena Natali

Redatora de entretenimento e cotidiano.