Cicloturismo: jaraguaense vai percorrer o Vale Europeu em 7 dias em cima de uma bike

Por: Elissandro Sutil

06/10/2016 - 12:10

Você conhece o Vale Europeu? Um roteiro catarinense rico por suas belezas naturais, gastronomia e identificação da cultura local, construída por seus colonizadores. Pra quem ama a natureza esta é uma boa opção de viagem e principalmente para quem é adepto ao cicloturismo. O jaraguaense Diego Nunes, de 28 anos, é um desses. Apaixonado por novas experiências, nesta sexta (7), ele vai cair na estrada para percorrer todo um roteiro em meio ao Vale.

Foto: Divulgação/Vale Europeu

Foto: Divulgação/Vale Europeu

Durante 7 dias ele vai pedalar por 366 quilômetros e sentir o ar puro da natureza estufar o peito. Mas todo o percurso foi bem pensado e organizado com antecedência para que nada dê errado, afinal, será só ele e a bicicleta. “Fiz todo o planejamento e a idealização do roteiro pensando em viajar sozinho. Gosto muito de momentos introspectivos e acho que esse tipo de viagem pode me proporcionar muitos deles”, conta Diego.

Antes de por o pé na estrada, Diego realizou uma viagem-teste de 3 dias com o pai Luiz Carlos Nunes pelo litoral. Foram aproximadamente 140 km, uma média de 46 km diários. “Nenhuma das viagens anteriores foi de bicicleta, essa está sendo a minha primeira experiência com cicloturismo e estou gostando muito da ideia”, comenta o jaraguaense.

cicloturismo-litoral-norte-de-sc-dia-2-beira-mar-de-barra-velha-2-1024x683

Diego com o pai, na viagem de três dias pelo litoral

Para compartilhar todo esse processo de planejamento com outras pessoas – e também para mostrar outras viagens já realizadas por eles – o jaraguaense administra um site/blog do seu projeto pessoal “A Natureza Humana“, criado junto com a esposa Bruna de Moraes, 26. “O principal foco dos nossos relatos sempre foi na natureza, e todo tipo de paisagem nos atrai muito. Tem também o lado humano, das pessoas que encontramos durante as viagens, nos aproximamos, mesmo que por um momento breve, e que geram muitas reflexões”, explica.

cicloturismo-litoral-norte-de-sc-dia-3-cavalo-pastando-em-araquari-1024x683

Paisagem registrada por Diego durante a viagem teste pelo litoral

A ansiedade é grande e, apesar de tentar manter as expectativas baixas, um dos lugares mais esperados do roteiro é a cachoeira Salto do Zinco. A viagem tem início nesta sexta (7) e termina no dia 14 de outubro. Ele vai passar por diversas cidades do Vale Europeu.

Veja o roteiro:

1º dia: Jaraguá > Rio dos Cedros – Aprox. 61 km
2º dia: Rio dos Cedros > Timbó > Benedito Novo > Alto Palmeiras – Aprox. 53 km
3º dia: Alto Palmeiras > Cachoeiras sentido Doutor Pedrinho – Aprox. 45 km
4º dia: Cachoeiras sentido Doutor Pedrinho > Doutor Pedrinho – Aprox. 45 km
5º dia: Doutor Pedrinho > Cachoeira Zinco > Cachoeira Salto > Rodeio – Aprox. 45 km
6º dia: Rodeio > Ascurra > Indaial – Aprox. 45 km
7º dia: Indaial > Pomerode > Jaraguá – Aprox. 72 km

Ainda não estão definidos os locais de parada para descansar e dormir, mas a ideia inicial já considerava que na viagem pelas paisagens rurais será fácil encontrar lugares para acampar.

A bike já está pronta!

A bike já está pronta e com os alforjes (saco duplo) na garupa!

Se você não conhece muito sobre todo o Vale Europeu, a reportagem a baixo mostra um pouquinho do que o Diego vai encontrar pelo caminho:

Coleção de viagens

Para ele, a viagem mais marcante aconteceu no início do ano passado, com a esposa Bruna. Foram 4 meses pela Patagônia, aventura que deu início ao projeto A Natureza Humana e que mudou o jeito de pensar e viver do casal. Antes disso, eles já haviam feito algumas viagens menores para o litoral, para os cânions na divisa com o Rio Grande do Sul e alguns passeios pelo Paraná e São Paulo, para visitar alguns familiares.

Quer acompanhar o Diego nessa aventura? Então se liga que tem o site do projeto, além do Facebook dele e também o Instagram.

Fotos: Reprodução/Diego Nunes