Chuva de meteoros poderá ser vista no céu de Jaraguá nesta quarta (13)

Por: Elissandro Sutil

13/12/2017 - 11:12 - Atualizada em: 13/12/2017 - 11:25

O que acha de colocar um “brilho” a mais na sua vida esta semana? Você só vai precisar de: um céu limpo e estrelado, e fazer um esforço para acordar de madrugada. E se prepare, porque uma das principais chuvas de meteoros está prevista para acontecer.

Se  resolver acompanhar este show, esteja acordado mais precisamente pelo fim da noite de quarta (13), e quinta entre 1h e 2h. O evento poderá ser acompanhado a olho nu e, conforme o meteorologista Leandro Puchalski, haverá clima favorável para a observação em Santa Catarina.

Para ver a chuva de meteoros Geminidas, o mais importante é estar em um lugar com pouca ou nenhuma iluminação artificial. Praias, sítios, campos, mirantes de morros ou em alto mar. É recomendável levar toalha ou cadeira reclinável e ficar deitado para observar os meteoros.

A previsão é de cerca de 100 meteoros por hora entre as 23h e 0h (hora de Brasília), segundo a Associação Norte-Americana de Meteoros.

Objeto Estelar vai passar no sábado (16)

Logo após o fenômeno, será possível observar a passagem do objeto celeste 3200 Faetonte. A natureza dele é motivo de debate: ou é um asteroide ou um cometa extinto. Algumas vezes, no entanto, é tratado como se fosse a rocha de um cometa.

A passagem está prevista para o sábado, dia 16 – o mais próximo que já esteve desde 1983, a cerca de 9 milhões de quilômetros de distância da Terra.

Fontes: Diário CatarinenseGazeta Web