Chuva de meteoros geminídeas poderá ser vista no sul do Brasil

Chuva de meteoros poderá ser vista em todo o planeta | Foto Reprodução/Nasa

Por: Elissandro Sutil

12/12/2018 - 11:12 - Atualizada em: 12/12/2018 - 19:36

Os aficionados por astronomia podem comemorar pois começou na semana passada a ultima chance de assistir  uma chuva de “estrelas cadentes” esse ano.

A chuva de meteoros que acontece todos os anos no mês de dezembro, conhecida como “geminídeas” podem ser observadas a olho nu em todo o planeta e é bem fácil identificar, afinal, elas possuem um brilho especial, são rápidas e apresentam uma cor amarelada.

Neste ano, o fenômeno começou na ultima terça-feira (4) e vai durar até a próxima segunda-feira (17), terá seu pico no dia 14 e poderá durar as 24 horas seguintes.

A Nasa explica que desde o surgimento, as geminídeas vêm aumentando a cada ano, se tornando uma das chuvas de meteoros mais importantes, podendo ser observados cerca de 120 meteoros por hora em dias com boa visibilidade.

Segundo a agência americana responsável por programas de exploração espacial, todo ano durante o mês de dezembro, o planeta passa perto de um objeto rochoso que acredita-se ser um asteroide ou um cometa extinto. A poeira e areia do objeto entram na atmosfera e formam a chuva de estrelas cadentes.

Localizadas na constelação de gêmeos, as geminídeas são chamadas de estrelas ou meteoritos, mas na verdade são apenas o resultado da combustão de pequenas partículas de poeira, que quando entram na atmosfera em alta velocidade, o ar faz com que ela se aqueça e comece a brilhar.

Dicas de observação

O ápice da chuva começa a partir das 23h, mas você já pode ver meteoros cruzando o céu um pouco mais cedo ao Norte e mais tarde ao Sul do país.

Especialistas explicam que para observar o fenômeno, o mais indicado é permanecer em um lugar onde não tenha interferências de luz, quem estiver no campo ou zona rural conseguirá avistar mais de um por minuto.

  • Então a dica é: quanto mais escuro o local, mais facilidade terá para apreciar o momento;
  • Dê aos seus olhos cerca de 30 minutos para se adaptar ao escuro;
  • Evite olhar para o seu celular, para não atrapalhar a visão noturna;
  • Tenha paciência;
  • E por fim, deite-se de costas e olhe para cima, aproveitando o momento ao máximo.

Para fechar com chave de ouro, além de poder ver as geminídeas, os observadores também poderão ver o cometa 46P Wirtanen que se aproximará da terra ao mesmo tempo que a chuva de meteoros, então se você ver uma pequena luz verde “fantasmagórica” no céu, já sabe o que é.

Fonte: IG

Quer receber as notícias do Por Acaso no WhatsApp? Clique aqui!