Cerveja engorda e dá barriga: Mito ou Verdade?

Por: OCP News Jaraguá do Sul

06/01/2016 - 10:01 - Atualizada em: 10/01/2017 - 09:47

Desde que você entende por gente, ouve rumores de que o fermentado de lúpulo e malte é o grande responsável pelo excesso de peso e pelas barrigas volumosas de muita gente. Seria a cerveja a grande responsável pelo quilos a mais?

Para esclarecer esta dúvida, busquei algumas fontes seguras (especialistas e não de cervejeiros) para esclarecer de uma vez por todas um dos grandes dilemas da humanidade. Confira!

Cerveja-engorda-e-dá-barriga-Mito-ou-Verdade-2

Cerveja não engorda, desde que você adote o consumo moderado. Um copo (250ml) de cerveja standard (encontradas no mercado) contém, em média, 100 calorias. Isso é menos do que um suco de maça (120), leite (134) ou iogurte de frutas (205). E por que que é a cerveja que leva a fama de engordar?

A resposta está no consumo moderado. Você não é capaz de tomar 4 ou 5 copos de iogurte, mas pode sentar em um bar e, quando ver, tomar esta ou até mais quantidade em cerveja. Assim como tudo na vida, a chave é a moderação.
Só para reafirmar o já dito, um trabalho publicado por David Williams e Jeremy Philpot na Chemistry in Britain, em Universidade de Wales concluiu que um pint (586ml) de cerveja por dia pode, inclusive, fazer parte de uma dieta bem balanceada para redução de peso.

Cerveja-engorda-e-dá-barriga-Mito-ou-Verdade-3

Pesquisadores do Instituto de Nutrição Humana Potsdam Rehbrucke e da Universidade de Ciências Aplicadas Fulda (Alemanha), em parceria com a Universidade de Gotemburgo, na Suécia, investigaram cerca de 22 mil pessoas por oito anos e verificaram seus hábitos cervejeiros, medindo a circunferência da suas barrigas.

O resultado mostrou que bebedores habituais de duas latinhas por dia ganham peso, sim, mas não obrigatoriamente em cima da cintura. Descobriu-se que o acúmulo de gordura em determinada região do corpo é mais ligada a fatores genéticos do que a bebida.

No período observado, tanto homens bebedores de cerveja como os que não consumiam ganharam massa gordurosa em cima da cintura em proporções iguais. Já as mulheres que gostavam da bebida tiveram um crescimento mais acentuado nos quadris. Resumindo: cerveja não causa barriga.

Cerveja-engorda-e-dá-barriga-Mito-ou-Verdade-4

O grande problema aqui está no consumo exagerado. A cerveja é um bom estimulante de apetite e você, normalmente, acompanha a ‘loira gelada’ com petiscos, amendoins, batata frita, enfim, alimentos gordurosos e com alto teor de calorias. No final, é muito mais fácil colocar a culpa na bebida fermentada.

E qual é a medida correta? Depende. Como existem mais de 120 estilos de cerveja, cada um reserva sua quantidade de calorias. Os médicos recomendam 2 latinhas diárias para homens e mulheres da cerveja encontrada no mercado.

Uma boa dica é conferir a quantidade de álcool da cerveja, quanto maior, menos você deverá tomar. Isso porque o álcool nada mais é do que a fermentação do açúcar. Então, quanto mais álcool, mais calórica é a bebida.

[youtube_sc url=”http://youtu.be/rv4VRvvFnE4″]

Com consumo moderado, uma boa dieta e prática esportiva, você não vai poder botar a culpa na cerveja por seus quilos a mais. Além disso, já fizemos uma matéria com todos os benefícios que a cerveja pode causar. Confira no link!

Fonte.