Em comemoração ao centenário da antiga linha francesa de correio aéreo Aéropostale, o presidente do Raid Latécoère-Aéropostale, sr. Hervé Berardi, estará no Brasil para uma visita repleta de celebrações e para firmar parcerias.

Nas décadas de 1920 e 1930, a companhia francesa de correio aéreo, que antes era Linhas Aéreas Latécoère e depois parte da formação da Air France, foi a mais longa do mundo. Somente no Brasil, implantou 11 escalas, em toda a costa do país, indo de Natal até Pelotas.

O brilho e o pioneirismo da Aéropostale foram ainda mais notáveis por conta da presença de ases como Antoine de Saint-Exupéry que, além de aviador, foi também escritor e tornou-se mundialmente famoso por sua obra-prima, O Pequeno Príncipe (1943).

Fundada pelo industrial Pierre Georges Latécoère em 1918, em Toulouse, no sul da França, a Aéropostale deixou marcas profundas tanto na memória como na paisagem dos locais onde fincou outrora suas bases. Toulouse veio a ser a “capital europeia do ar e do espaço” e lá se situa, por exemplo, a fábrica Airbus.

Na literatura, através de Saint-Exupéry, a obra dos pioneiros e suas relações com diversas culturas se perpetua em projetos culturais, históricos, tecnológicos e educacionais.

Com o presidente do Raid Latécoère, virão dois jornalistas da TV franco-alemã ARTE, que realizarão um documentário-reportagem sobre alguns vestígios da Aéropostale no Brasil. Na ocasião, um convênio será assinado entre o Raid Latécoère Aéropostale e a Associação Memória da Aéropostale no Brasil (AMAB).

De 9 a 12 de maio: Florianópolis

Casarão dos pilotos dito “popote”. Foto: Divulgação.

Em Florianópolis, cidade com um significativo patrimônio remanescente da Aéropostale,  onde se encontra a sede da AMAB (Associação Memória da Aéropostale no Brasil), os integrantes da comitiva visitarão (e os jornalistas estrangeiros filmarão) os antigos sítios da companhia no Campeche, o terreno de aviação, mas sobretudo o antigo casarão dos pilotos dito “popote”, recentemente preparado e reorganizado pelo Prefeito Municipal Gean Marques Loureiro em razão do Centenário e dos planos da PMF para restauro do monumento e inserção de memorial da Aéropostale no local, tornando-o um ponto turístico e cultural do sul da Ilha de Santa Catarina.

Na ocasião, será assinado convênio de parceria entre as associações do Raid Latécoère e a AMAB. Na sequência, os integrantes do Raid Latécoère abrirão a exposição “Entre Estrelas” no Multi Open Shopping, constituída por 20 banners, maquetes de aviões, livros.

A mostra retrata a construção da obra de Antoine de Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe, através do seu percurso como piloto. A exposição é gratuita e aberta ao público durante os horários de funcionamento do shopping.