Católica de Jaraguá do Sul oferece curso gratuito de Mecânica Quântica

Por: Elissandro Sutil

07/02/2017 - 09:02 - Atualizada em: 07/02/2017 - 10:05

A Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul está com inscrições abertas, até dia 27 de fevereiro, para o curso gratuito “Clube de Física Matemática”. As aulas começam no dia 4 de março e vão até 1º de julho, aos sábados, das 10h30 às 12h, totalizando 14 encontros.

São oferecidas 30 vagas para acadêmicos e o público em geral. Os interessados devem se inscrever no site www.catolicasc.org.br/jaragua-do-sul.

Promovido pelo Grupo de Trabalho de Matemática e Física da Católica, o curso é aberto à comunidade e os interessados devem ter 18 anos ou mais. O mediador será o professor Júnior Antunes Koch, que leciona as disciplinas de Física e Cálculo nos cursos de Engenharia da faculdade.

Os conteúdos abordados estão relacionados à Mecânica Quântica – teoria que estuda corpos muito pequenos, como moléculas, átomos, elétrons, prótons e outras partículas subatômicas. Alguns dos temas previstos são: álgebra linear, números complexos, equações diferenciais parciais e análise de Fourier.

De acordo com o professor Júnior, o estudo sobre esses assuntos permite saber como funcionam muitos equipamentos eletrônicos que utilizamos hoje, como celulares e computadores.

O objetivo é despertar o interesse da comunidade sobre o universo científico, especialmente para quem deseja seguir carreira na área de exatas. Os encontros não serão no formato de aula expositiva, e sim, por meio de seminários: os alunos serão divididos em grupos e cada equipe ficará responsável em explanar um tema para as outras.

Os estudantes receberão material didático, para ajudar na compreensão da matéria. A definição dos assuntos vai considerar o conhecimento de cada estudante. “A ideia é fugir do ‘Eu ensino’ e focar no ‘nós aprendemos’”, acrescenta o docente.

A Católica de Santa Catarina fica na Rua dos Imigrantes, 500, Bairro Rau. Outras informações podem ser obtidas com o Setor de Extensão, pelo telefone (47) 3275-8330.