Castração gratuita: serviço da prefeitura de Jaraguá já atendeu mais de 150 animais; saiba como participar
Entretenimento
segunda-feira, 09:30 - 24/10/2016

A Secretaria da Saúde de Jaraguá do Sul divulgou os primeiros números de castrações gratuitas realizadas por meio do Programa Municipal de Controle de Zoonoses. O serviço começou a ser prestado em maio deste ano, regulamentado pelo Decreto 10.470/2015, e até o fim de setembro possibilitou a castração de 168 cadelas e gatas.
A castração gratuita se destina a famílias de baixa renda, beneficiadas por programas sociais, e a organizações não governamentais de proteção aos animais. De acordo com o decreto, as ONGs têm direito a, no mínimo, 10% do número de castrações gratuitas realizadas por mês pela Secretaria da Saúde. Se forem realizadas 40 castrações em um mês, por exemplo, no mínimo quatro são destinadas às ONGs.
A fiscal de Vigilância em Saúde Leila de Souza Santiago informou que, de maio a setembro deste ano, foram realizadas 101 castrações em animais de famílias beneficiárias de programas sociais e 67 castrações em animais de ONGs. O serviço auxilia no controle populacional de cães e gatos e é destinado apenas às fêmeas.
×