Casal de Jaraguá do Sul passa 90 dias em aventura de carro na América Latina

Andreia e Davidson na Playa La Agraciada (Uruguai), conforme o casal, este foi o pôr-do-Sol mais lindo até o momento | Foto: Arquivo Pessoal

Por: Elissandro Sutil

28/02/2020 - 15:02

Movidos pelo sonho de conhecer o mundo de carro, assim como os youtubers viajantes que acompanham nas redes sociais, Andreia Nones Reif e Davidson Gustavo Reif largaram a vida que mantinham há dez anos em Jaraguá do Sul para viver uma aventura nas estradas.

E o primeiro lugar escolhido para realizar o sonho foi a América do Sul. O casal partiu na madrugada do dia 3 de fevereiro, tendo como companheira a cadelinha Kaya, que segundo a tutora, “só falta falar”.

Em apenas duas semanas, o casal já estava na Argentina | Foto Arquivo Pessoal

Nesta primeira viagem, o primeiro objetivo é chegar ao Ushuaia, capital da Terra do Fogo, localizada na Argentina.

O casal pretende ficar ao todo 90 dias conhecendo a América do Sul. Além da Argentina, também vão visitar o Chile, a Bolívia e o Paraguai. Depois, retornam a Jaraguá do Sul para fazer uma avaliação desta primeira experiência.

“É uma vida bem diferente, com simplicidade e liberdade. É preciso desprendimento e facilidade de se adaptar”, aponta Andreia.

O início do sonho

Três anos atrás, Andreia, que é natural de São Paulo (SP) e Davidson, nascido em Blumenau, viviam uma vida perfeita, ao menos para aqueles que viam de fora.

“Uma linda família, filhos inteligentes, ótimos empregos, dois carros zero, férias no exterior, apartamento na praia… Mas percebemos que mesmo assim faltava algo. O sentimento era de que a vida estava nos levando e que, no fim, seria trabalhar até a aposentadoria chegar. E aí, estaríamos velhinhos, talvez doentes e sem forças para viver uma aventura“, relata Andreia.

Foi então que conheceram, através do YouTube, outras pessoas que viajavam o mundo de carro e a ideia tomou conta dos dois. “Esse era nosso novo sonho! Porque somos movidos por sonhos!”

Para realizar o novo propósito, gradualmente o casal adotou mudanças no estilo de vida. Diminuíram o consumo de tudo o que podiam: roupas, passeios, jantares em restaurantes e até os móveis de casa. Isso fez com que eles se sentissem mais leves e desprendidos.

Veiculo comprado em 2019 pelo casal | Foto: Arquivo Pessoal

Em maio de 2019, compraram uma Sprinter 311, que se tornaria a “casinha” durante a aventura. “Ela é pequena, mas tem tudo o que precisamos no dia a dia”, acrescenta Andreia.

Um detalhe importante é que ela e o marido fizeram toda a montagem da parte interna sozinhos, com o veículo estacionado em frente ao prédio onde moram. Isso só foi possível graças aos vídeos que assistiram no YouTube.

No perfil do Instagram feito para a viagem, o casal fez uma publicação falando sobre a construção da parte interna da casinha | Fotos: Arquivo Pessoal / Montagem OCP News

Economizar boa parte do salário e fazer pequenas viagens de carro ajudou os dois na preparação para a aventura, pois, como Andreia comenta, nunca haviam acampado antes.

Começo de uma aventura

Em janeiro deste ano, logo que retornaram das férias, os dois foram desligados da empresa onde trabalhavam. Ela estava há 10 anos no local e Davidson completaria 18 anos em abril.

“Foi o empurrão que faltava”, brinca a paulista (jaraguaense de coração).

Menos de um mês foi necessário para que a rota fosse traçada: descer até o Ushuaia pela costa do Uruguai, onde passaram rapidamente, pois já conheciam o país; da Argentina subir para o Chile pela Carretera Austral, cruzar a Bolívia, para conhecer o Salar de Uyuni, e por fim passar pelo Paraguai.

Mas tudo pode mudar, já que somos livres”, ressalta Andreia.

Andreia e Davidson gostam de fazer wild camping (camping salvagem) e também utilizam o aplicativo iOverlander para encontrar lugares para acampar | Foto Arquivo Pessoal

A rotina na estrada, desde que partiram para a viagem, é acordar, fazer o café e seguir rumo ao destino ou ponto turístico escolhido para o dia. Porém, mesmo com o planejamento diário, o roteiro pode mudar já que vão surgindo outras belezas pelo caminho.

E se você pensa que não há perrengue em viajar pelo mundo de carro, está enganado. A viajante conta que logo na primeira “abastecida internacional”, o carro deu uma “engasgada” e depois o motor do farol entrou em curto. Mas, com a ajuda de alguns amigos de Davidson, os problemas foram resolvidos.

A experiência deve durar 90 dias nas estradas sul americanas. Depois, o casal retorna para avaliar o início da aventura e decidir qual será o próximo destino.

A pug Kaya está sempre com os “papais” | Foto: Arquivo Pessoal

Outro motivo para voltarem a Jaraguá do Sul é o aniversário de 18 anos do filho Gustavo e a despedida da filha, Mariana, que irá fazer um intercâmbio de oito meses na Austrália.

“Aí estamos em dúvida se subimos para América Central com destino ao Alasca, se rodamos nosso Brasil ou se despachamos o carro por navio para a Europa”, comenta Andreia.

Ela diz ainda que as opções serão estudadas na volta e que, além disso, tudo se torna mais burocrático por causa da cadelinha Kaya. “Mas nem passa pela nossa cabeça seguir a viagem sem ela”, acrescenta.

Perfil no Instagram

Foto: reprodução / montagem

Para registrar os momentos, lugares e aventuras, Andreia e Davidson criaram um perfil no Instagram chamado “More Than Roads“, que serve para dividir e compartilhar a aventura com os amigos e outros viajantes. Além disso, também é uma forma de inspirar outras pessoas a conquistarem seus sonhos.

Durante esses últimos três anos, fizemos uma poupança que vai nos manter na estrada nesse estilo lowcost”, esclarece ela. É preciso se planejar para conquistar o mundo.

Sobre a ideia de criar também um canal no YouTube, o casal diz que no momento não está nos planos, mas não descartam a possibilidade.

Viajar de carro possibilita parar em todos os lugares que você achar bonito | Foto Arquivo Pessoal

Para quem ficou curioso sobre as inspirações dos dois, tudo começou com os canais Vivendo Mundo Afora, de Joinville, e também Do Norte Ao Norte, Por Onde Fui e Via Infinda.

Acompanhe o perfil do More Than Roads para conhecer os lugares incríveis por onde Andreia e Davidson passam e saber por onde eles estão.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul