Casa+ personalidade em tapeçarias, saiba como usar para decorar!

Foto divulgação

Por: Elissandro Sutil

19/07/2021 - 14:07

A história da decoração com tapeçaria é antiga, tendo início na França durante o Renascimento, e cada vez mais essa peça volta a ganhar espaço nas nossas casas hoje em dia. Ela é usada para deixar o ambiente com mais personalidade, podendo conferir um ar mais rústica ou tradicional e sofisticado para o ambiente.

É preciso dizer que ela pode ser muito mais exclusiva e cool quando usada nas paredes do que no chão. Confira algumas dicas de como usar:

Neste exemplo, o uso da tapeçaria deixou o ambiente tradicional e cool. Por ser tratar de uma peça clássica em contraste com tapete colorido e móveis brilhosos.

É muito comum o uso da tapeçaria como objeto de decoração nas paredes. Por ser tão detalhada e um trabalho manual, ela é realmente considerada uma obra de arte. Para as peças maiores vale emoldurar, pois assim você irá preservá-las por mais tempo.

Combinando com o tapate

Outra dica legal é estender da parede ao chão a combinação, você pode usar uma tapeçaria como quadro que se alinhe com o seu tapete criando uma unidade de decoração no ambiente. Deixando ele ainda mais característico e cheio de personalidade.

A higienização das tapeçarias deve ser feita com muito cuidado para que a cor e a textura sejam protegidas, garantindo que a peça irá ter uma durabilidade maior. Existem muitas empresas especializadas em higienização dessas peças, mas você pode ter alguns cuidados em casa também, para não precisar encaminhar a um profissional todas as vezes. Você pode optar por impermeabilizar a peça, o que irá garantir a proteção contra umidade, poeira e pelos de animais entrem no tecido, a impermeabilização também evita maiores desgastes pelo contato com o sol.

Se você for lavar em casa, é ideal sempre usar água fria e evitar a máquina de lavar. Os produtos devem ser diluídos em água, a dica é usar sabão líquido e neutro. Ao enxaguar use amaciante líquido, de preferência branco, também diluído em água.