Carta descreve relação de Emílio Carlos Jourdan com colonos e índios de Jaraguá do Sul

Coronel Emílio Carlos Jourdan, fundador de Jaraguá do Sul. À direita, junto à esposa, Helena Júlia Caffier | Fotos Arquivo OCP News

Por: Elissandro Sutil

25/07/2018 - 05:07 - Atualizada em: 25/07/2018 - 13:45

Em carta endereçada ao historiador jaraguaense Emílio da Silva, a filha do coronel Emílio Carlos Jourdan, Helena Jourdan Ruiz, revela um pouco da história de seu pai. No documento, ela fala da relação dele com colonos e índios.

O conteúdo da missiva foi publicado no jornal O Correio do Povo, em 1974, e mostra um pouco do perfil do fundador de Jaraguá do Sul. Veja abaixo:

“Tive a ventura de conhecê-lo, Sr. Emílio [da Silva], e a sua digníssima mãe, em 1941. (…) Por ela soube que meu pai mandava buscar gado no Paraná e, aos sábados, mandava matar um e distribuía, de graça, aos colonos; era o médico improvisado daquela gente humilde, valorosos que o ajudavam. Certa vez, curou uma mocinha que tinha sido picada por uma cascavel, isolando o veneno e curando-a com álcool, curativo perigoso, mas salvou a mocinha. As onças passavam na varanda da casa. Certa vez, ao entrar no quarto, viu uma cobra estendida sobre a cômoda. Os colonos, pressurosos, a mataram. Minha mãe ajudava as mulheres dos colonos como podia. Dava-lhes galinhas para que criassem. Quanto aos índios, nunca molestaram, pois, quando entrava na zona deles, deixava fumo, ferramentas, etc, que, ao voltar, não mais se encontravam. (…)”

Quer receber as notícias no WhatsApp?