Carreta Furacão: documentário vai mostrar a história por trás dos trenzinhos e carretas de Ribeirão Preto

Por: Elissandro Sutil

13/04/2016 - 10:04 - Atualizada em: 13/04/2016 - 10:51

Afinal, quem é esse grupo “Carreta Furacão” que tem feito tanto sucesso na Internet?

Possivelmente você viu pipocando em sua timeline um gif, vídeo ou meme com as piruetas e danças de garotos vestidos com trajes de personagens da cultura pop e do universo infantil. São os já conhecidos dançarinos dos trenzinhos e carretas de Ribeirão Preto (SP), tradicionais na cultura da cidade.

Mas quem são esses rapazes por trás das máscaras e debaixo das fantasias? A resposta vai estar no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de quatro estudantes de Audiovisual, do Centro Universitário Senac, de São Paulo.

O documentário “Rebolão! Mas sua irmã gosta”, produzido pelos formandos, vai mostrar a história real, sob um olhar humano, dos protagonistas que bombam na internet e que ninguém conhece. A equipe acompanhou a rotina do Trem Trio Balada, Trenzinho dos Gêmeos, Trio Sensação e Barulhão, Foguete da Alegria e Trio Big Folia.

A ideia do filme surgiu entre 2012 e 2013. “Foi quando o Gabriel (direção) percebeu que havia muitos outros vídeos de trenzinhos na internet. Não se tratava de dinheiro, ou de uma brincadeira isolada, mas sim uma subcultura que se mantinha em diversas cidades do interior de São Paulo e Minas Gerais e aparentemente era importante para muitos jovens que viam aquilo como uma paixão, um meio de se identificar socialmente”, respondeu Gabriela Dias, diretora de produção, juntamente com o diretor Gabriel Mendes Dias.

Os estudantes explicam que o grande objetivo é não deixar que os trenzinhos tenham seus 15 segundos de fama como um meme na internet, mas que eles ganhem o merecido respeito.

O documentário agora está em processo final de edição. Depois do lançamento, com exibições em Ribeirão Preto o documentário será disponibilizado no Youtube.

Assista ao vídeo que tem feito sucesso recentemente do trenzinho Carreta Furacão:

Fonte: Catraca Livre