Já é Carnaval em várias cidades e para que os foliões possam aproveitar a festa com segurança o Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina, Imetro-SC, orienta sobre alguns cuidados ao escolher fantasias e acessórios.
Máscaras, tiaras, chapéus, bigodes, espadas, óculos e colares que se caracterizem como acessórios e joias de fantasias Infantis, e são classificados como brinquedos. Portanto, esses itens devem obrigatoriamente possuir o Selo de Certificação do Inmetro, que garante que o produto foi testado e está em conformidade com as normas de segurança.
“Também é importante que o consumidor verifique na embalagem a faixa etária recomendada para o uso do produto. Isso evita que crianças utilizem acessórios inadequados para sua idade, prevenindo acidentes”, alerta o diretor de Fiscalização da Qualidade do Imetro-SC, Vinícius Moreira.
Outro ponto que merece bastante atenção são as fantasias. Segundo Moreira, deve-se observar sempre a etiqueta, “que deve conter a composição têxtil, cuidados de conservação, indicação de tamanho, dados do fabricante ou importador, CNPJ, país de origem, e idioma em português”.
É importante ainda verificar se os produtos possuem informações essenciais, como instruções de uso, alertas de segurança e se os produtos possuem informações essenciais, como instruções de uso, alertas de segurança.