O Carnaval de Florianópolis já começou, com uma programação que traz shows nacionais, mais de 100 blocos brincando nas ruas e, de maneira inédita, dois dias de desfiles das escolas de samba. Para garantir que as festividades sejam bem aproveitadas pelos foliões, a Prefeitura de Florianópolis organizou uma série de ações estratégicas para maior segurança, qualidade na limpeza e logística de mobilidade.
A expectativa é que pelo menos 1,5 milhão de pessoas curtam a folia na Capital, com blocos de rua, desfiles e shows espalhados por diferentes bairros. Além de ser uma das festas mais aguardadas do ano, o evento também impulsiona a economia local, gerando oportunidades para comerciantes, ambulantes e o setor de turismo.
Central de segurança
Uma das novidades na logística deste ano é a criação da Central de Operações de Segurança Centralizada, com estrutura localizada no Terreno da União em frente à Passarela Nego Quirido. O espaço terá equipes da Guarda Municipal, Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil gerenciando demandas simultaneamente, em uma base de atuação conjunta. Haverá ainda um centro de resgate e atendimento em saúde.
“Essa é uma aposta para que os serviços essenciais estejam no centro das necessidades do público, ao lado do Centro Histórico, do Centro Leste e da Passarela Nego Quirido. Vamos ofertar, além das ações já conhecidas dos órgãos públicos, um ponto de apoio para os carros de aplicativo e táxis que auxiliam no escoamento do público nessa área, principalmente aquele que acompanha até tarde os desfiles das escolas e não encontrava um ponto de referência nesse sentido”, explica o secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Juliano Richter Pires.
Além da central, o trabalho das forças de segurança se dará nas ruas. A Guarda Municipal vai atuar com equipes reforçadas entre os dias 28 e 5 de março, de forma integrada e multidisciplinar devido à complexidade dos eventos espalhados por diversas regiões.
“A presença da Guarda nas ruas e a fiscalização ativa são fundamentais para evitar tumultos, garantir a ordem pública, prevenir incidentes e auxiliar para que o carnaval seja cheio de ótimas energias”, afirma a secretária de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos.
A operação contará com monitoramento em tempo real, incluindo o uso de drones para reforçar o controle e a comunicação entre as equipes envolvidas. O objetivo é garantir que a movimentação de público ocorra sem incidentes, desde a chegada até a dispersão dos foliões.
Estrutura de qualidade descentralizada
Além da Arena Central, reformulada com um palco de 360 graus, permitindo maior acesso do público às atrações no Largo da Alfândega, o Carnaval neste ano terá mais 11 arenas espalhadas pela Capital. A empresa selecionada, Hit Makers, do grupo 4Zero4, será responsável pela gestão de todos esses espaços, que além do centro, chegam aos bairros: Campeche, Pântano do Sul, Tapera, Ingleses, Canasvieiras, Santo Antônio de Lisboa, Lagoa da Conceição, Sambaqui, Ponta das Canas, Barra da Lagoa e Arena Continente, na Beira-mar Continental.
Os locais contarão com uma infraestrutura padrão, contendo banheiros, bares e equipes de segurança. “A criação de 12 arenas distribuídas por Florianópolis busca garantir um Carnaval mais seguro e organizado, oferecendo um espaço adequado para todos os bloquinhos que tradicionalmente existiam pelas ruas. Com essa estrutura planejada, os foliões poderão curtir a festa com mais conforto, sem perder a essência do Carnaval. Além disso, a entrada será totalmente gratuita, garantindo que todos possam aproveitar a folia com tranquilidade e diversão”, relata Juliano.
Coleta de resíduos e limpeza urbana
Mais de 350 garis de limpeza pública e de coleta serão mobilizados para a operação no Centro, bairros e balneários onde ocorrem festas públicas de Carnaval. A maior concentração de trabalho será no sábado (1º de março), quando 180 garis de limpeza e 40 de coleta se juntam para atender o desfile das escolas de samba na Nego Quirido e os blocos de sujos nas ruas centrais.
Com serviço integrado das subsecretarias de Gestão dos Resíduos (Meio Ambiente) e de Limpeza Pública (Infraestrutura), serão instalados 800 tambores de latão e caixas estacionárias para rejeitos (resíduos misturados) e reforçados os pontos de entrega voluntária (PEVs) para o vidro, com destaque para os pontos de acesso às arenas, uma vez que a entrada com o material é proibida.
Também serão dispostas caixas estacionárias na dispersão do desfile e na saída dos camarotes da Nego Quirido para que os componentes de escolas de samba descartem ali as fantasias e adereços que não puderem reusar.
Depois da varrição, as ruas centrais serão lavadas e, com equipamentos atomizadores, será borrifada a essência de eucalipto para reduzir maus odores.
Fiscalização de ambulantes
Apenas ambulantes devidamente credenciados poderão trabalhar, seguindo as regras definidas em edital. A fiscalização, que estará atuando de todos os dias do carnaval, terá como foco a organização dos pontos de venda e o cumprimento das normas estabelecidas pelos órgãos competentes. O objetivo é garantir um ambiente seguro e bem estruturado para foliões e trabalhadores durante o evento.
Transportes
Historicamente, durante os dias de folia, o público que busca pelo transporte coletivo costuma aumentar significativamente. Somente no sábado de desfile das Escolas de Samba e do Bloco dos Sujos, por exemplo, o volume de passageiros chega a 130 mil no dia, em comparação aos cerca de 80 mil fora do período da festividade.
Para ampliar a oferta e garantir uma melhor fluidez diante do aumento do público, haverá adequação dos horários nos principais dias do Carnaval nas linhas convencionais. No sábado, serão adicionados mais de 2500 horários. Confira as alterações abaixo:
- Sexta-feira – 28.02 – Horários dos dias úteis + extras programados
- Sábado – 01.03 – Quadro de horários especiais, com adição de mais de 2500 horários + extras programados à noite
- Domingo – 02.03 – Quadro de horários de domingo + extras programados
- Segunda – 03.03 – Quadro de horários de sábado + extras programados
- Terça – 04.03 – de horários de domingo + extras programados
Sistema de linhas executivas: sem funcionamento entre os dias 01.03 e 04.03 em virtude da falta de demanda registrada nos últimos anos.
Localizações:
- Arena Central – Largo da Alfândega
- Arena Continente – Av. Claudio A. Barbosa, 24
- Arena Tapera – Rua da Praia, 488
- Arena Pântano do Sul – Praia Pântano do Sul
- Arena Campeche – Av. Pequeno Príncipe, 2161-2197
- Arena Canasvieiras – Rua Antenor Borges, 233
- Arena Santo Antônio – Rua Conego Serpa
- Arena Ponta das Canas – Rua Dep. Fernando Viégas, 146 – 178
- Arena Sambaqui – Rodovia Gilson da Costa Xavier, 1456
- Arena Ingleses – Estr. Dom João Becker
- Arena Lagoa – Praça da Lagoa Bento Silverio. Rua Henrique Vera do Nascimento
- Arena Barra da Lagoa – Praia da Barra da Lagoa
Horários:
Sexta-feira (28/02)
- ARENA AMSTEL – CENTRO | 11H – 21H
- ARENA SANTO ANTÔNIO DE LISBOA | 17H – 02H
- ARENA INGLESES | 17H – 22H
- ARENA TAPERA | 20H – 02H
- ARENA PÂNTANO DO SUL | 21H – 02H
Sábado (01/03)
- ARENA AMSTEL – CENTRO | 11H – 21H
- ARENA SANTO ANTÔNIO DE LISBOA | 17H – 02H
- ARENA INGLESES | 17H – 22H
- ARENA PÂNTANO DO SUL | 21H – 02H
Domingo (02/03)
- ARENA SANTO ANTÔNIO DE LISBOA | 13H – 22H
- ARENA SAMBAQUI | 18H – 02H
- ARENA CANASVIEIRAS | 16H – 22H
- ARENA PONTA DAS CANAS | 18H – 1H
- ARENA PÂNTANO DO SUL | 21H – 02H
- ARENA CAMPECHE | 17H – 22H
- ARENA LAGOA | 20H – 02H
- ARENA BARRA DA LAGOA | 18H – 00H
Segunda-feira (03/03)
- ARENA AMSTEL – CENTRO | 11H – 21H
- ARENA SANTO ANTÔNIO DE LISBOA | 17H – 02H
- ARENA CANASVIEIRAS | 16H – 22H
- ARENA PONTA DAS CANAS | 18H – 1H
- ARENA PÂNTANO DO SUL | 21H – 02H
- ARENA LAGOA | 20H – 02H
- ARENA BARRA DA LAGOA | 18H – 00H
- ARENA CONTINENTE | 18H – 23H
Terça-feira (04/03)
- ARENA AMSTEL – CENTRO | 11H – 21H
- ARENA SANTO ANTÔNIO DE LISBOA | 17H – 02H
- ARENA SAMBAQUI | 18H – 2H
- ARENA CAMPECHE | 16H – 23H
- ARENA CONTINENTE | 18H – 23H