A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Guarda Municipal, em conjunto com as polícias Civil e Militar planejaram as estratégias de segurança para colocar em prática ao longo dos eventos do Carnaval 2024, tanto na região central, como no restante dos bairros da Capital.
Na área central, uma grande arena cercada, que incluirá o Largo da Alfândega, Centro Leste e uma parte da Avenida Hercílio Luz, terá controle de acesso para evitar a entrada de objetos proibidos, como garrafas de vidro e armas.
No sábado, 10 de fevereiro, acontecerá o Bloco de Sujos, considerado o maior bloco da cidade, onde serão empregados aproximadamente 400 agentes na área de segurança e fiscalização incluindo Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil, fiscais municipais e seguranças privados. Neste mesmo dia, as forças de segurança envolvidas montarão uma sala de operações integrada, que funcionará na sede do 4⁰ Batalhão de Polícia Militar. A Prefeitura de Florianópolis e a PM compartilharão as imagens das câmeras para melhor monitorar os eventos de carnaval.
Outra medida implementada será a identificação de crianças. A Guarda Municipal e a Polícia Militar farão a distribuição de pulseiras para prevenção de desaparecimentos, caso crianças se percam nos eventos. A Fiscalização de Serviços Públicos também estará atuando nos diversos blocos espalhados por Florianópolis fiscalizando e orientando ambulantes.
Na área central, o Canaval se encerrará às 2h, com o fechamento de bares, encerramento das atividades de ambulantes e proibição de fontes sonoras, assim como a limpeza e lavação das ruas.
Confira dicas sobre segurança no Carnaval 2024
– Não será permitida a entrada de garrafas ou copos de vidro nas áreas gradeadas;
– Os foliões devem levar apenas o necessário aos eventos: um documento de identificação, dinheiro suficiente ou apenas um cartão de banco.
– Se levar o celular, evite usar na multidão. Guarde o objeto em bolsos internos na parte da frente do corpo.
– Bolsas e mochilas devem ficar sempre na parte da frente do corpo sob as vistas do dono.
– Identifique crianças com nome dos responsáveis e telefone de contato. Mesmo assim, combinar pontos de encontro e orientar para procurar policiais ou guardas, caso se perderem.
– Hidrate-se com água e evite o consumo excessivo de álcool.
– Respeite as pessoas evitando toques e palavras que possam causar constrangimento ou desconforto. Assédio não será tolerado.
– Se beber, não dirija.