Cansado de receber contato de telemarketing? Agora você pode bloquear o serviço; saiba como!

Por: Elissandro Sutil

08/09/2016 - 09:09 - Atualizada em: 08/09/2016 - 11:13

Começou a funcionar nesta semana, em Santa Catarina, o cadastramento pela internet de consumidores que desejam bloquear ligações de telemarketing, bem como e-mails do tipo “spam”, mensagens de SMS e equivalentes. É possível bloquear todos eles ou somente ligações, por exemplo.

Pessoas físicas e jurídicas de todo o estado podem se cadastrar. Para isso, é preciso acessar o site do Procon-SC e preencher dados como RG, CPF, endereço e os números de telefones e endereços de e-mail que deseja que não recebam mais esse tipo de contato.

Clique aqui para solicitar o bloqueio.

A partir da data em que a pessoa faz o cadastro, as empresas têm prazo de 30 dias para deixar de fazer as abordagens. Caso continue a receber chamadas após esse período, o consumidor poderá fazer uma reclamação no Procon estadual ou municipal.

O decreto que regulamenta a lei nº 15.329, de 2010, foi publicado em março deste ano, e o sistema foi implantado pela Secretaria de Justiça e Cidadania, por meio do Procon, nesta terça-feira. Estados como São Paulo e Paraná também contam com legislação para bloqueio de telemarketing.

De acordo com o diretor do Procon-SC, Maycon Rodrigo Baldessari, entre as principais queixas dos consumidores estão as ligações em horários indevidos. “Muito cedo, ou à noite, e também aos sábados, domingos e feriados”, relata. Além disso, a insistência também é motivo de insatisfação.

Fonte: G1/SC e ANotícia