Cancelamento da Oktoberfest em 2020 afetou seis em cada dez blumenauenses, revela pesquisa

Foto Divulgação/Prefeitura de Blumenau

Por: Felipe Elias

10/07/2021 - 15:07 - Atualizada em: 10/07/2021 - 15:38

O Projeto Focus, da Universidade Regional de Blumenau (FURB), que desde 2003 produz diversas pesquisas para a região, realizou um estudo para apurar se os blumenauenses sentem falta da Oktoberfest. A tradicional festa não foi realizada no ano de 2020, pela primeira vez desde 1984, em função da pandemia de Covid-19.

No questionário, enviado pelo WhatsApp, foram apuradas e verificadas informações acerca do risco percebido pelos cidadãos sobre o recebimento de turistas na cidade durante a pandemia, sobre a identidade germânica e cultural da população, comparando também com estudos anteriores do Focus, e a imagem das pessoas sobre a Oktoberfest.

Quando questionado se “sentiu falta da Oktoberfest e de tudo que ela representa”, 63% das pessoas responderam que sim. O cancelamento da festa em 2020 afetou seis em cada dez blumenauenses entrevistados pelo projeto.

Na questão econômica, a Oktoberfest tem um grande impacto na cidade, e não apenas no setor turístico. A pesquisa apurou que 72% das pessoas concordam que a festa é importante para aquecer a economia local, e 20% concordaram em parte. No total, 92% dos entrevistados percebem a importância econômica da Oktoberfest.

Ao longo de mais de um ano de pandemia, a opinião dos blumenauenses sobre o evento mudou. Em estudo realizado pelo Projeto Focus no ano passado, a não realização da Oktoberfest era uma das últimas preocupações dos cidadãos frente ao cenário de crise. Atualmente, já é possível perceber que a festa alemã, que proporciona tanta alegria e lazer, faz falta para parte dos moradores de Blumenau.

Cynthia Boos de Quadros, coordenadora do Projeto Focus, explica que, com os resultados do estudo, foi possível perceber “esse dilema que a gente vive, de querer algo, de sentir falta de algo, mas ao mesmo tempo se sentir receoso com as possibilidades, então as pessoas querem a festa, mas também têm medo”.

O Projeto Focus apurou que cerca de 80% dos entrevistados concordam em parte ou totalmente que a festa é uma importante fonte de lazer. Além disso, 86% concordam em parte ou totalmente que a Oktoberfest é um cartão de visitas das tradições germânicas da região de Blumenau. Mais da metade dos entrevistados afirmaram que a realização da festa contribui para a sua felicidade no mês de outubro.

A pesquisa contou com 1.022 questionários respondidos, dos quais 600 foram validados para que a amostra analisada fosse proporcional nos diferentes perfis representados na pesquisa, garantindo a confiabilidade dos dados.

*Com informações divulgadas pela FURB

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.