Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (17) em Jaraguá

Por: Elissandro Sutil

17/04/2017 - 10:04 - Atualizada em: 17/04/2017 - 10:22

Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (vírus Influenza) segue até o dia 26 de maio em Jaraguá do Sul. Nesta primeira semana serão vacinadas somente as pessoas com 60 anos ou mais e os portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais (veja aqui quais são elas).

a partir de 24 de abril, os demais integrantes do grupo de risco também poderão se vacinar: crianças entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes, trabalhadores de saúde, professores do ensino básico e superior das escolas públicas e privadas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Em Jaraguá do Sul, mais de 38,5 mil pessoas devem ser vacinadas. As doses estão disponíveis nos postos de saúde da cidade com salas de vacinação em funcionamento.

A reação mais comum após tomar a vacina é dor e inchaço na região da injeção. Em situações mais raras, pode haver febre leve. Às vezes, essas reações são confundidas com a própria gripe, mas não são da doença.

Quem não faz parte dos grupos prioritários de vacinação pode recorrer a clínicas particulares. De acordo com uma pesquisa do Diário Catarinense, realizada em clínicas do Estado, as doses que variam de R$ 80 a R$ 150. O Sesi de Jaraguá é uma das opções, veja aqui como comprar a vacina.