Camerata Florianópolis apresenta “As Quatro Estações”, de Vivaldi, ao vivo e de graça

Camerata Florianópolis faz Live em seu canal do YouTube | Foto Tóia Oliveira

Por: Ewaldo Willerding Neto

10/09/2020 - 13:09

O concerto “As Quatro Estações”, de Vivaldi, que a Camerata Florianópolis apresenta gratuitamente em seu canal do Youtube nesta quinta-feira (10), às 20h, está repleto de significados.

  • Será a primeira apresentação da orquestra num ambiente fechado nos últimos seis meses. O último foi no Teatro do CIC, dia 12 de março, na Abertura Oficial da Temporada de Concertos. Entre junho e agosto, a orquestra subiu ao palco no Drive-in da Arena Petry três vezes, mas era um ambiente aberto.
  • Será o primeiro concerto da Camerata concebido exclusivamente para ser assistido pelo público, ao vivo, pela internet. Em 2015, quando se apresentou com o guitarrista Steve Vai no Rock in Rio, a Camerata contava também com o público acompanhando o show. Nos últimos dois anos, alguns concertos populares também tiveram transmissão pelo Facebbok da orquestra, mas também com presença de público no teatro.
  • Será o primeiro concerto da Camerata realizado em sua Sala de Gravação, no bairro Santa Mônica, em Florianópolis, que foi ampliada no final do ano passado (tem 120 metros quadrados) para receber apresentações maiores. Durante a pandemia, a orquestra criou os Recitais Virtuais ao vivo, mas nunca com mais de quatro músicos no mesmo espaço. Desta vez, a orquestra irá com o naipe completo de cordas.

“É um concerto diferente, repleto de significados e estamos muito ansiosos com essa nova etapa”, admite a produtora Maria Elita Pereira.

 

Live aberta e gratuita

Será a primeira live aberta e gratuita no canal do Youtube da orquestra. A apresentação, com regência do maestro Jeferson Della Rocca, terá como solistas Iva Giracca, Elias Vicente Souza, Debora Remor e Talita Limas Alves. A apresentação será transmitida com o apoio da Produtora 30 por Segundo, que utilizará cinco câmeras para a captação das imagens.

Composição clássica

“As Quatro Estações” Opus 8, da obra Il cimento dell’armonia e dell’invenzione, é uma das composições da música clássica mais conhecida pelo grande público e consiste na mais popular obra do compositor italiano Antonio Vivaldi, que nasceu em Veneza em 1678 e morreu em Viena em 1741.

O público poderá interagir em tempo real com os artistas através do chat da transmissão ao vivo. Os solistas e maestro darão também informações e curiosidades sobre a obra de Vivaldi.

 

Sobre a obra

No concerto nº 1, “A Primavera”, Vivaldi anuncia a chegada da época das flores, sugerindo o canto dos pássaros e o murmúrio das fontes, seguidos de uma tormenta, da volta das paisagens de sonhos e da festa camponesa que fecha o movimento com ninfas e pastores dançando sob o sol ameno da estação. Na segunda parte, “O Verão”, surgem outros pássaros, o vento boreal e seus riscos, os trovões e a tempestade que dizima as plantações.

No Concerto nº 3, “O Outono”, o ambiente alegra-se outra vez com a colheita que traz festas e cantos de agradecimento. O vinho embala o camponês e o conduz ao sono, mas na sequência a caça eleva o tom dos instrumentos e o esforço dos solistas. Com “O Inverno” vêm a neve, os ventos gelados, o abrigo ao fogo e a chuva no lado de fora, num cenário que, apesar de inóspito, pode inspirar a alegria.

 

Programa

AS QUATRO ESTAÇÕES – Antonio Vivaldi

1 – Concerto Nº 1 in Mi Maggiore: La Primavera

Allegro / Largo / Allegro

2 – Concerto Nº 2 in Sol Minore: L´Estate

Allegro non molto / Adagio / Presto

3 – Concerto Nº 3 in Fa Maggiore: L’Autunno

Allegro / Adagio molto / Allegro

4 – Concerto Nº 4 in Fa Minore: L’Inverno

Allegro non molto / Largo / Allegro

 

Serviço

  • O QUÊ – “As Quatro Estações”, com a Camerata Florianópolis
  • ONDE – Canal da Camerata no Youtube
  • QUANDO – Dia 10 de setembro, às 20h
  • QUANTO – Gratuito

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp