Câmara de Florianópolis entrega Troféus Nega Tide e Dona Gininha

A Câmara de Vereadores de Florianópolis homenageou aqueles que se destacam no Carnaval da cidade | Foo Édio Hélio Ramos/CMF/Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

19/04/2019 - 06:04

A Câmara de Vereadores de Florianópolis homenageou aqueles que se destacam no Carnaval da cidade, entregando os troféus Nega Tide e Dona Gininha. Foram nove honrarias no total, entre Escolas de Samba, a Velha Guarda de uma agremiação, blocos de rua e pessoas de destaque na cena carnavalesca de Floripa.

O vereador Jeferson Backer (PSDB) parabenizou todos os que ele chamou de guerreiros que fazem o Carnaval de Florianópolis acontecer: “Quem trabalha no dia a dia do Carnaval sabe como é difícil montar carros, soldar, pintar, para desfilar. É um evento que movimenta a economia e as comunidades, um trabalho árduo e de muita dedicação para colocar uma escola na Avenida”.

“Quem não gosta de samba, bom sujeito não é”, afirmou o vereador Tiago Silva (MDB), e completou dizendo que Carnaval é cultura, onde todos se divertem, independente da classe social.

Valmir Braz de Souza, presidente da escola União da Iha da Magia atestou que Florianópolis teve um grande Carnaval em 2019 e que será ainda melhor em 2020: “Precisamos de apoio, para fortalecer ainda mais essa que é a maior festa cultural nacional”.

O vereador Renato Geske (PR) garantiu que todo o dinheiro investido no Carnaval retorna em uma proporção cerca de 10 vezes superior para a cidade: “Como diz o ditado, é a safra de uma cidade que não tem plantação”.

Entre os homenageados estão Escolas de Samba, Velha Guarda, blocos de rua e pessoas de destaque na cena carnavalesca de Floripa | Foto Édio Hélio Ramos/Divulgação

Homenageados com Troféu Dona Gininha

  • Escola de Samba Consulado – 1° lugar grupo especial;
  • Escola de Samba Copa Lord – Vice-Campeã grupo especial;
  • Escola de Samba União da Ilha – Campeã grupo de acesso

O que é o troféu

Instituído pela resolução nº 1.423/2009, é concedido anualmente para as campeãs e vice-campeãs dos grupos: Especial, de Acesso e de Acesso A, do Desfile das Escolas de Samba de Florianópolis.

O nome que é dado a esta honraria presta homenagem à Gesuína Adelaide dos Santos, carinhosamente chamada de Dona Gininha, figura conhecida em Florianópolis por sua atuação na Sociedade Cultural e Recreativa Império do Samba, tendo sido uma das suas fundadoras em 1971.

Homenageados com Troféu Nega Tide

  • Jeferson da Costa, o Nego Gê;
  • Ala da Velha Guarda da Escola de Samba Consulado;
  • Alessandro Padilha;
  • Esculhambloco, de Jurerê;
  • Bloco do Firica, da Vargem Pequena;
  • Catarina Correia

O que é o troféu

Criado pela resolução 1456/2010, é entregue todos os anos àqueles que se destacaram no carnaval de Florianópolis abrangendo as escolas de samba, blocos carnavalescos, clubes sociais, entidades, associações e afins que contribuem para o engrandecimento do evento.

O Troféu Nega Tide é uma homenagem à mais festejada musa do carnaval da Ilha. Ela representava o próprio carnaval da cidade, o ano inteiro. Foi eleita a primeira cidadã-samba de Florianópolis.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?