Calor extremo à vista: Anticiclone assombra Santa Catarina

Foto: IA

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

27/04/2024 - 12:04 - Atualizada em: 27/04/2024 - 12:24

Neste fim de semana, está prevista a chegada de um anticiclone nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil, trazendo aumento nas temperaturas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a possibilidade de uma nova onda de calor, com elevação de até 5ºC em relação à média mensal. Entretanto, Santa Catarina não será afetada. Os anticiclones são caracterizados por massas de ar descendentes e secas, impedindo a formação de frentes frias e mantendo o clima quente e seco.

De acordo com a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos, a presença do anticiclone cria uma barreira atmosférica que dificulta a formação de nuvens e contribui para o aumento das temperaturas. Esse padrão climático já está gerando alertas de baixa umidade em estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Em algumas áreas desses estados, são esperadas temperaturas acima de 30ºC, com alertas de perigo potencial para baixa umidade do ar, variando entre 30% e 20%.

Quanto a Santa Catarina, a Epagri/Ciram prevê que o estado não será afetado pelo anticiclone. Apesar das temperaturas elevadas, o tempo se tornará chuvoso a partir de domingo, com a aproximação de uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul.

No sábado, o clima será firme, com máximas acima de 30°C em quase todas as regiões. A partir de domingo, as temperaturas permanecerão altas, mas com instabilidades, principalmente na metade Sul do estado, onde são esperados temporais, rajadas de vento e eventual queda de granizo.