Uma história emocionante ganhou destaque nas redes sociais: uma cachorrinha chamada Filó, que se tornou a mascote da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos da Polícia Civil do Paraná (PCPR). Tudo começou quando Filó, desesperada, parou uma viatura e pediu ajuda aos policiais para salvar seus filhotes, abandonados em uma caixa. O gesto corajoso da cachorrinha viralizou e comoveu todos que souberam da história.
Filó não hesitou em chamar a atenção da equipe policial durante uma ronda. Ela latiu insistentemente, guiando os agentes até o local onde seus filhotes estavam escondidos. O agente Adriano Giese, emocionado, comentou: “Em toda a minha carreira, nunca vi algo assim. Filó fez de tudo para salvar seus filhos. Uma mãe dedicada, que não desistiu.”
Após a intervenção dos policiais, a boa notícia é que todos os cinco filhotes de Filó foram adotados e agora vivem em lares amorosos. A equipe da delegacia se mostrou feliz com o desfecho e até brincou sobre o fato de Filó ter se tornado a nova “membro oficial” do time. Ela recebeu cuidados veterinários, teve um dia de beleza no petshop e, em breve, passará por uma cirurgia de castração.
A delegada Anna Karyne Turbay Palodetto comentou: “Essa ocorrência, que poderia ter um final triste, agora traz alegria ao nosso dia a dia aqui na delegacia. Filó é, sem dúvida, o xodó de todos.”
A história de Filó e seus filhotes se espalhou rapidamente pela internet e gerou uma enorme repercussão. O vídeo mostrando os policiais encontrando os cachorrinhos foi compartilhado amplamente, com muitas pessoas interessadas em adotar os filhotes. A delegada revelou que, se dependesse da equipe, todos os filhotes teriam sido adotados, mas felizmente eles encontraram novos lares graças à mobilização nas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
Apesar da adoção dos filhotes, Filó, por ser mais velhinha, enfrentou mais dificuldades para encontrar um lar. Por isso, a decisão foi adotá-la oficialmente como mascote da delegacia, onde ela será cuidada com muito carinho e atenção.
No Brasil, o abandono de animais é crime previsto pela Lei Federal nº 14.064/20, com pena de até cinco anos de detenção, multa e proibição de guarda de outros animais. Denúncias de maus-tratos podem ser feitas pelo Disque-Denúncia 181 ou pelo telefone 197 da PCPR.
A história de Filó é um lembrete poderoso sobre o compromisso da sociedade em combater o abandono e os maus-tratos aos animais. Ela agora não é apenas a mascote da delegacia, mas também um símbolo de superação e amor maternal.