Já imaginou ter um carro tão econômico, a ponto de conseguir economizar no combustível, mesmo com os preços altos praticados nos postos ultimamente?
Pode ser que esta inovação ainda esteja longe do mercado automotivo, mas é possível!
Um grupo de 18 estudantes da
Universidade Tecnológica Federal do Paraná criou um carro que roda 400 quilômetros com 1 litro de etanol.
E esse é o objetivo que deverá ser alcançado pela equipe
Pato a Jato com seu protótipo supereconômico, no evento
Shell Eco-marathon, que desafia estudantes de países da América a projetar veículos com altíssima eficiência energética.

O evento vai acontecer em Detroit, nos Estados Unidos, e uma parte do grupo já está preparado para viajar. É o segundo ano seguido que a turma do interior do Paraná participa.
O evento permite protótipos que utilizem bateria, gasolina, diesel, hidrogênio, gás natural ou, no caso da categoria de que os brasileiros participarão, combustíveis alternativos, como o etanol.
Em 2015, os estudantes conseguiram o segundo lugar em seu respectivo grupo, com a marca de 316 quilômetros rodados utilizando apenas um litro de etanol.
Alguns representantes da equipe Pato a Jato com o Popygua, que alcançou a marca de 316 quilômetros com apenas um litro de etanol. O resultado garantiu o segundo lugar na categoria de combustíveis alternativos
Desta vez, o
Popygua, como é chamado o protótipo, vai em uma v
ersão "2.0": com 13 quilos a menos que no ano passado, ele agora pesa apenas 37 quilos, é feito inteiramente em fibra de carbono e pode chegar aos 400 quilômetros com 1 litro do combustível.
O S
hell Eco-marathon 2016 acontece nos dias 22 e 24 de abril.

Fonte:
TecMundo
Fotos: Página Equipe Pato a Jato