O Brasil é o país ideal para prática de aventura e um dos melhores destinos turísticos do mundo, segundo uma pesquisa elaborada pelo portal americano US News & World Report, a consultoria BAV e a escola de negócios Wharton, da Universidade da Pensilvânia. O estudo foi apresentado durante o Fórum Econômico de Davos, na Suíça.
A pesquisa foi realizada com 60 países que concentram mais de 90% do PIB do mundo. O objetivo do estudo era “entender e quantificar a percepção global sobre as marcas países”. A Alemanha ficou em primeiro lugar no ranking geral. O Brasil figura na 20ª posição.
Entre os atributos que levaram o Brasil a ser o número 1 no ranking aventura estão: diversão, cenário e clima agradável, itens avaliados com notas acima de 8,5.
“Natureza e ecoturismo já são o 2º principal motivo das viagens a lazer realizadas por estrangeiros no país. Sendo um dos países com maior biodiversidade e seus diversos ecossistemas, o Brasil apresenta um cenário rico para esse segmento e tenho certeza que podemos avançar ainda mais”, afirmou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.
A pesquisa revela, ainda, que o Brasil foi lembrado pela herança cultural dos portugueses, africanos e influência indígena e por ser o país dos “loucos” por futebol. No quesito natureza, destaque para a costa litorânea com suas 4.600 milhas e o rio Amazonas, o segundo maior do mundo.
Segurança
Quem viaja para praticar turismo de aventura também deve pensar em segurança. O Brasil lidera o processo de normalização em Ecoturismo e Turismo de Aventura com acreditação pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). As normas brasileiras serviram de inspiração para normas mundiais.
Onde fazer? Veja alguns destinos ideais para a prática de esportes de aventura:
Vôo livre: Pedra Bonita (RJ), Vale do Paranã (GO), Governador Valadares (MG);
Paraquedismo: Boituva (SP), Campinas (SP), Brasília (DF);
Mountain bike: Blumenau (SC), Chapada dos Veadeiros (GO), Governador Valadares (MG);
Rafting: Foz do Iguaçu (PR), Brotas (SP), Paraty (RJ), Itacaré (BA);
Kitesurf e Windsurf: Jericoacoara (CE), São Miguel do Gostoso (RN), Florianópolis (SC);
Rapel: Brotas (SP), Chapada Diamantina (BA);
Mergulho: Bonito (MS), Fernando de Noronha (PE), Arraial do Cabo (RJ);
Caverna: Bonito (MS), Serra do Ramalho (BA);
Escalada: Monte Roraima (RR), Serra do Cipó (MG), Pedra da Boca (PB);
Balonismo: Rio Branco (AC), Chapada dos Veadeiros (GO).