Composições brasileiras e argentinas mostram o potencial e a diversidade musical da América Latina no novo repertório da Orquestra Filarmônica da Sociedade Cultura Artística (Scar). Intitulado “Jornada Musical Brasil - Argentina”, o concerto será apresentado nesta quinta-feira (30), no Grande Teatro, e marca a estreia de Jorge Scheffer como maestro do grupo. Conforme o novo maestro, que trabalha com a Filarmônica desde setembro, o repertório foi montado de forma a apresentar um diálogo entre os dois países. “Escolhemos um programa com muita responsabilidade artística, onde escolhemos alguns compositores que pudessem trazer elementos que pintam um pouco da melodia e da harmonia de cada país, inclusive a amizade existente entre eles”, conta. No repertório, estão compositores como Astor Piazolla, Alberto Ginastera, Heitor Villa-Lobos e Loreno Fernandez. “Além disso teremos um movimento de uma obra do compositor Harry Crowl, que atualmente mora no Paraná. Com isso, basicamente propomos uma conversa com elementos da música da Argentina e do Brasil”, completa. A Filarmônica subirá no palco do Grande Teatro com pouco mais de 40 musicistas, entre instrumentistas do grupo e convidados especiais para este concerto. “É com muita emoção e motivação que nós da Filarmônica, enquanto músicos e direção, nos dedicamos com empenho e esmero para esse concerto”, diz Scheffer, referindo-se ao fato de ser sua primeira apresentação como maestro do grupo.

"É com muita emoção e motivação que nós da Filarmônica, enquanto músicos e direção, nos dedicamos com empenho e esmero para esse concerto.”

Jorge Scheffer, maestro

Trompetista, doutorando em música pela UFPR e professor na Universidade Estadual do Paraná - além de atuar como músico convidado da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica do Paraná e Camerata Antiqua de Curitiba - Jorge Scheffer tem seu reencontro com a Filarmônica de Jaraguá do Sul. “Encaro com muita responsabilidade cuidar deste patrimônio cultural da cidade. Estive presente como músico na inauguração da Scar e nesta semana volto à esse palco como diretor artístico e maestro, confesso que já estou emocionado por encontrar o público novamente e continuar construindo e desenvolvendo a história da orquestra”, enfatiza.

Scheffer comenta que agora a Orquestra passar por um momento importante de estruturação já pensando no futuro. “É um processo importante de crescimento e desenvolvimento, onde todos da Scar tem se preocupado onde iremos chegar e qual o próximo passo que precisa ser dado”, diz. Ele acredita que por sua experiência com orquestras do Brasil e exterior, pode contribuir para o desenvolvimento do grupo. Após esse concerto de estreia, Scheffer lembra que a Filarmônica se apresenta no Auto de Natal da Scar, nos dias 9 e 10, e finaliza os trabalhos no dia 14. Para o próximo ano, o grupo deve apresentar uma nova programação de concertos. A apresentação de amanhã (30), tem entrada gratuita e o ingresso deve ser retirado na bilheteria do Centro Cultural. Mais informações no 3275-2477. Serviço O quê: Concerto “Jornada Musical Brasil - Argentina” da Orquestra Filarmônica Quando: quinta-feira (30), às 20h Onde: Grande Teatro da Scar Quanto: entrada gratuita. Retirar ingresso na bilheteria do Centro Cultural