Invadimos o Boteco do Bixiga! Veja fotos e saiba tudo sobre o novo bar de Jaraguá do Sul

Por: OCP News Jaraguá do Sul

20/06/2016 - 08:06

“E ai, gostou?” me perguntou o Juliano, assim que viu o sorriso na minha cara. No passar de uma porta, de repente estava num daqueles doidos e classudos botecos paulistas. Decoração impecável e um nostálgico balcão traziam memórias antigas à tona, e a resposta veio no impulso do sentimento: “Cara, teu bar ficou do caralho”. E é assim, na amplitude desse lindo elogio, que resumo a impressão de conhecer o Boteco do Bixiga, estabelecimento que está por abrir portas em Jaraguá nesta terça-feira (avise a galera), dia 28 de junho.

Após a adoção do antigo endereço da Joa Vídeo Locadora, Juliano Vengrzen (grupo Madalena) tocou nada menos que 15 meses em pesquisas e obra no local, e agora entrega mais uma pérola à cena de entretenimento e gastronomia da cidade.

‘Bora conhecer? 🙂

boteco_bixiga_03

LINDO DEMAIS

O Bixiga tem um ambiente só, segmentado em duas áreas por um elevado com três degraus de altura. É um salão para até 230 pessoas, confortável e muito bem decorado.

boteco_bixiga_17

Quadros, são mais de 700 pelas paredes. A coleção de garrafas vazias emplaca o mesmo número, são mais de 700 distribuídas nas prateleiras. Alternando no cenário, o freguês vai encontrar rádios antigos, vitrolas, luminárias, bombas de combustível, placas raras (tem até um luminoso clássico da Chocoleite), bandeiras, murais e outros caprichos. O linguiceiro e a vitrine de frios completam o quadro junto ao balcão, dando uma cara de mercearia ao ambiente.

boteco_bixiga_04

Há mesas altas (com banquetas) e baixas, e lugares onde fica quem quer mais privacidade ou pra quem saiu querendo interagir com mais grupos (leia-se flertar). De qualquer lugar da casa, o palco é visível, mas como ainda não estava finalizado, não bati fotos dele.

boteco_bixiga_07

Dá pra garantir: um dos bares mais lindos do Estado fica aqui em Jaraguá do Sul. 🙂

boteco_bixiga_08

UMA COZINHA RESPONSA

Quem conhece o padrão Madalena sabe o quanto Juliano é apaixonado por tematização. Com o botequim, a ideia é oferecer à cidade um bar que não deve nada ao gênero da cultura paulista, respeitando bebidas, tradições e, principalmente, a gastronomia. Teremos na cidade um point para experimentar receitas inspiradas e garimpadas junto aos nomes mais tradicionais dos mercados públicos e botequins paulistas.

Só de bolinho, as opções serão sete; já a coxinha, será um dos carros-chefe, tendo quatro variedades e a meta de emplacar o título de “a melhor coxinha do Brasil“. 😀

boteco_bixiga_10

O prato principal da casa será a feijoada, cuja receita vai conjugar os melhores ingredientes do mercado – mas tenho que confessar que a ideia de servirem pão com linguiça fresca e também churrasco ao modo “festa de igreja” é simplesmente demais!

Pãozinho com linguiça, acompanhado de molho de mostarda e pimenta

Pãozinho com linguiça, acompanhado de molho de mostarda e pimenta

Ainda na lista de salgados, entre os destaques vai ter pastel de feira (cinco tipos), torresmo, mortadela em cubos, mandioca frita, linguiça caracol, moela ao molho de cerveja, asinha de frango, caldinho de feijão e iscas de carne. Em modo “rango”, a freguesia vai poder pedir também “bife sujo” (ex.: iscas de miolo de alcatra ao molho gorgonzola acompanhadas de fritas e pão francês) e dobradinha.

Sobremesa? É pra fechar com chave de ouro, as opções são churros (!!!), brigadeiro de colher ou picolé.

PRA BEBER BEM

Se já estava bom, agora fica melhor ainda: vai ter muita cerveja boa nesse lugar. De rótulos artesanais, as opções serão 20. Chopp, quatro tipos: pilsen, weiss, dunkel e pale ale. Todos Eisenbahn. Pra quem quiser pedidas mais familiares, vai ter também Original, Serramalte, Brahma e Antarctica na ampola, mas veja bem, a cerveja Einsenbahn de 600ml vai chegar a preço matador, por R$ 9,90 a garrafa. A Devassa lager será vendida a R$ 7,99.

caipira_delegada

A caipira será servida no jarro! Se pedir a tampa, pode levar pra casa. É sério! Essa da foto é a Delegada da Zona Leste.

Juliano ainda quer que o cardápio de caipiras da casa fique famoso, então além das pedidas comuns (partindo da rústica de cachaça com limão de quintal), vai oferecer também umas delícias de receitas paulistanas exclusivas. Quer exemplo? Olha a “Delegada da Zona Leste”: caipira de tangerina, pimenta dedo de moça, limão caseiro, picolé de maçã verde e vodka. Ou a “Paróquia Bixigão”: manga fresca, maracujá, tangerina, hortelã, vodka e limão caseiro. Coisa fina!

Mas nem só de sofisticação se faz um cardápio, principalmente o de um botequim. Juliano providenciou diversidade, então itens como Jurupinga, Drury’s, Caninha 51, maracujá Joinville e até cidra vocês vão encontrar lá pra fazer uma farrinha vez ou outra.

FUNCIONAMENTO

O Bixiga é non-stop galera, ele vai funcionar de segunda a segunda-feira, abrindo sempre às 17h. Sábados e domingos, porém, há exceção, e marquem isso: o botequim vai abrir às 12h, e só vai fechar lá no fim da noite. Ou seja, pra tomar uma breja ou até almoçar às 14h dum domingo, o Bixiga estará lá!

E tem mais: quartas-feiras, sábados e domingos ainda vai rolar música sertaneja ao vivo. Nos fins de semana, os músicos sobem ao palco às 15h, levando o som tarde adentro.

Nota do editor: Juliano destaca, porém, que a casa não será 100% sertaneja no estilo musical. MPB e um bom sambinha de raiz também farão parte do repertório do estabelecimento, afinal Zeca Pagodinho e Martinho da Vila fazem parte da alma de todo bom boteco.

boteco_bixiga_09

Resumindo:
– De segunda a sexta-feira, abertura 17h;
– Quartas-feiras, música ao vivo;
– Sábados, abertura às 12h, feijoada no almoço, com música ao vivo a partir das 15h;
– Domingos, abertura às 12h, “churrasco de igreja” no almoço, com música ao vivo a partir das 15h.

Facha provisória, pré-inauguração... Depois eu troco essa foto

Fachada provisória, pré-inauguração… Depois atualizo a foto pra vocês com uma mais bonita, ok?

O endereço do Bar do Bixiga é na Rua Epitácio Pessoa, 640, Centro de Jaraguá do Sul (vizinho ao Madalena e I.E Jangada). Os telefones para contato são 3307-0537 e 3307-0538 (a casa não vai trabalhar com reservas). A taxa de serviço de 10% é opcional, aceitam todos cartões, não aceitam cheque.

Clique aqui pra seguir a fanpage do bar!

A inauguração está marcada para as 17h do dia 28, terça-feira. Vamos lá marcar presença e provar desse lugar? 😀