Bolshoi realiza apresentação gratuita em Jaraguá do Sul nesta quinta-feira (31)

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

31/03/2022 - 07:03 - Atualizada em: 31/03/2022 - 08:13

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil apresenta nesta quinta-feira (31), às 20h, o espetáculo Gala Bolshoi, no Centro Cultural da Scar, em Jaraguá do Sul. A apresentação, com os bailarinos da Cia. Jovem Bolshoi Brasil, faz parte da Turnê Santa Catarina, que tem patrocínio da Funarte.

O espetáculo é gratuito e inédito. Para participar basta retirar o ingresso na bilheteria do Teatro Scar, nesta quinta-feira mesmo, com no mínimo três horas de antecedência. Serão liberados três ingressos por CPF.

Para ajudar entidades beneficentes, a Escola Bolshoi vai arredar um quilo de alimento não perecível. Sua doação contribui com a dança solidariedade.

Programa do Gala Bolshoi

A apresentação Gala Bolshoi é formada por variações conhecidas e aclamadas do Balé “Don Quixote”, “Quebra-Nozes”, a beleza da “Melodia de Gluck, da ópera “Orfeu e Eurídice”, a energia e a força das danças a caráter.

O solo “A Morte do Cisne” do coreógrafo Fokine, de apenas dois minutos, conta a história do último voo de um cisne, antes de sua morte. Coreografia que exige tal capacidade de expressão, com dramaticidade e emoção de voo, que torna esta performance dificílima e de uma beleza única.

O programa contempla ainda, coreografias que trazem todo o esplendor e técnica da arte da dança.

O segundo ato é composto pelo balé contemporâneo Kaori, do coreógrafo William Almeida. Esse balé teve estreia em 2018 e desde então está no repertório da instituição. Um balé que exige concentração e desafia os bailarinos com sua movimentação rápida e precisa.

A Turnê Santa Catarina, com patrocínio da Funarte, levará o espetáculo Gala Bolshoi, ainda neste semestre, para as cidades de Blumenau e Florianópolis.

Bolshoi Brasil

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil está há 22 anos disseminando a cultura e a arte pelo Brasil. Com a missão de formar artistas e cidadãos, a Escola Bolshoi se orgulha pelos 70% de alunos formados que atuam na área da dança, nos palcos do Brasil e do exterior, fomentando o acesso à arte e levando o nome do nosso país, estado e cidade para o mundo.

Em 2022 a Escola Bolshoi tem 219 alunos, vindos de 20 estados brasileiros e dois países. A instituição concede 100% de bolsas de estudo para todos os alunos. Além de ensino gratuito, os alunos recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.

A Escola é uma instituição, com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, do Governo do Estado de Santa Catarina e dos “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que apoiam o projeto por meio de serviços prestados e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo à cultura municipal, estadual e federal.

A Escola Bolshoi conta com o patrocínio de empresas como: Caixa Econômica Federal, por meio das Loterias Caixa, Instituto J&F, Arcelor Mittal, Brascabos, Britânia, Whirlpool, Celesc Ciser, Expresso São Miguel, Franklin Eletric, Nidec, Havan, União Química, Zanotti e demais Amigos que contribuem com a arte no país.