De 29 de janeiro a 2 de fevereiro, a Escola Bolshoi abre suas portas, pela segunda vez, para realizar curso de verão da técnica russa Vaganova durante o mês de janeiro. Mais de 360 cursistas, vindos de 19 estados brasileiros, Paraguai, Uruguai e Argentina participam de aulas que serão ministrados por professores russos e brasileiros, fomentando o turismo na capital nacional da dança e do Litoral Norte do Estado de SC neste início de ano.

No total, 14 cursos foram disponibilizados para bailarinos e professores: balé clássico iniciante, intermediário e avançado; variações de repertório, Introdução ao Método Vaganova Bolshoi Brasil e Metodologia Vaganova: 1ª e 2ª Séries, e a novidade desta edição: técnica de pontas para bailarinas, com certificado via Bolshoi Brasil. As aulas acontecem das 8h às 12h30 e das 14h às 18h30.

Os cursos de Introdução ao Método Vaganova e Metodologia Vaganova: 1ª e 2ª Séries; destinados a profissionais da área, são os mais aguardados e suas aulas são sempre lotadas. No curso, são repassadas técnicas de séries inicias até o último ano, da metodologia ensinada aos alunos do Bolshoi Brasil, o passo a passo.

Para facilitar o entendimento, os cursistas recebem apostilas com tópicos do que é repassado pelos professores, que realizam os movimentos explicados, durante as aulas, exemplificando a teoria aplicada.

Aulas seguem até o final da semana | Foto Divulgação Vanderleia Macalossi/Bolshoi

Segundo Maikon Golini, o curso para Professores, tem a intenção de proporcionar um panorama  sobre o método russo que hoje vem ganhando força no cenário brasileiro.

“Fazer o curso de metodologia da Escola Bolshoi é uma experiência gratificante. Possibilita aos cursistas novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da linguagem corporal, que contribuirá para o processo de ensino aprendizagedo”, completa Maikon.

Metodologia Vaganova

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil utiliza o método Vaganova, criado no século 20 pela bailarina russa Agrippina Vaganova. Nele, busca-se o aprendizado de forma gradual e enfatiza-se a consciência corporal do aluno a cada movimento.

Vaganova utilizou a fluidez e expressividade dos braços e torsos do método francês e os giros e saltos virtuosos do método italiano, e desenvolveu um estudo bem planejado. Entre as peculiaridades estão o desenvolvimento da força da parte inferior das costas, a plasticidade dos braços e o desenvolvimento da força, flexibilidade e expressividade necessárias ao estudo do balé. A ênfase é para que se dance com o corpo inteiro, ao invés de executar movimentos mecânicos. O resultado: bailarinos que deslumbram o público tanto por sua graça quanto por sua bravura.

O método é aplicado nas escolas e companhias da Rússia e foi adotado na Europa, América do Norte e outras regiões do mundo. Entre os bailarinos formados pelo método Vaganova podemos citar Rudolf Nureyev, Mikhail Baryshnikov, Nathalya Makarova, Galina Ulanova, Marina Semyonova, Vladimir Vasiliev, Ekaterina Maximova e as atuais estrelas do balé mundial Svetlana Zakharova, Maria Alexandrova, Nikolai Tsiskaridze, Yuri Klevtsov e Natalia Osipova.

Conheça os cursos:

Balé Clássico  – Iniciante

Professora: Kamila Abreu

 

Balé Clássico – Iniciante

Professora: Germana Saraiva

 

Variação de Repertório – Iniciante

Professora: Germana Saraiva

 

Balé Clássico – Iniciante/Intermediário

Professora: Germana Saraiva

 

Balé Clássico – Iniciante/Intermediário

Professora: Maria Antonieta Spadari

 

Técnica de Pontas – Intermediário

*Curso novo

Professora: Bruna Lorrenzzetti

 

Balé Clássico -  Intermediário

Professora: Ludmila Sinelnikova

 

Variação de Repertório – Intermediário/Avançado

Professora: Maria Antonieta Spadari

 

Balé Clássico -  Intermediário/Avançado

Professor: Maikon Golini

 

Balé Clássico -  Intermediário/Avançado

Professora: Anna Koblova

 

Curso para Professores: Introdução ao Método Vaganova Bolshoi Brasil

Professores: Airat Khakimov e Kamila Abreu

 

Curso para Professores: Introdução ao Método Vaganova Bolshoi Brasil

Professora: Bruna Lorrenzzetti

 

Curso para Professores: Metodologia Vaganova Bolshoi Brasil - 1ª série

Professora: Ludmila Sinelnikova

 

Curso para Professores: Metodologia Vaganova Bolshoi Brasil - 2ª série

Professor: Maikon Golini

*Com informações de assessoria de imprensa

Quer receber as notícias no WhatsApp?