Bolo de rolo: um pedacinho do Recife em Blumenau

Foto Divulgação

Por: Giulia Venutti

25/04/2019 - 10:04 - Atualizada em: 25/04/2019 - 11:00

Mudanças nunca são fáceis, mas com certeza podem nos proporcionar coisas que jamais imaginamos alcançar. Foi com essa expectativa que a recifense Gabrielly Chaves de Albuquerque Furtado, 28 anos, junto com seu marido e seu filho, saiu do Recife (PE) em direção a Blumenau, há cerca de um ano, em busca de novas oportunidades.

A decisão de deixar tudo para trás requer coragem, mas começar do zero nunca foi um problema para essa família. Entretanto, a saudade de sua terra natal é algo presente em seu dia a dia. Após algum tempo de convivência com os blumenauenses, Gabrielly tomou uma decisão: por que não matar um pouco desse sentimento com algo típico de sua região?

Foto Divulgação

Foi assim que ela decidiu tentar fazer pela primeira vez uma iguaria por qual era apaixonada: o bolo de rolo. Um doce que já fazia parte de seu cotidiano no Recife ao reunir-se com a família em volta da mesa para tomar um delicioso café da tarde.

No início, entre erros e acertos, suas tentativas ficaram restritas ao ambiente familiar. Até que em um determinado momento, seu marido resolveu levar para os amigos do trabalho experimentarem algo até então desconhecido na cidade. Eles só não esperavam que os blumenauenses fossem se apaixonar tanto por uma comida tão incomum no Sul do país.

“Os colegas do meu marido aceitaram muito bem, mas o insight para começar a comercializar por aqui foi quando estava em uma loja e a vendedora, notando meu sotaque do Recife, comentou que era louca para provar o bolo de rolo”, destaca Gabrielly.

Morando em uma cidade diferente e tendo dificuldades de encontrar um trabalho por ter um filho pequeno, ela pensou: por que não?

Foto Divulgação

Mãos na massa

Atualmente, Gabrielly oferece para quem se interessar duas opções: o bolo de 420g ou de 920g, que na verdade podem até ser maiores. “Embora no final o bolo pese mais de 1kg, dependendo do recheio, não coloco o peso como 1kg, pois prefiro garantir que o cliente leve um pouco mais”.

O que poucas pessoas imaginam ao provar essa deliciosa receita é o quão trabalhosa ela é. O bolo de rolo nada tem de parecido com o bolo comum encontrado em qualquer ponto da cidade. A massa, chamada de folha, precisa ser feita camada por camada. Para que o bolo tenha um acabamento melhor, é necessário colocá-lo para descansar de um dia para outro. Depois é só servir e apreciar.

“O que torna esse bolo difícil é conseguir fazer e manter sua característica principal, a massa bem fininha, além do tempo de forno. Se coloca pouco tempo, fica cru ou mole demais para enrolar, e se cozinha demais, ele vira biscoito, ou tareco como chamamos lá no Recife”, explica.

Para a Páscoa desse ano, Gabrielly e uma amiga criaram o ovo de bolo de rolo. Porém, a receita ficou tão boa que seguirá constando no cardápio. Para aqueles que tiverem interesse em experimentar, há opções disponíveis nos sabores de chocolate e goiabada.

Foto Divulgação

Ficou com água na boca?

Bateu aquela vontade de provar a iguaria recifense? Então, não perca tempo e entre em contato com a Gabrielly por meio de seu Instagram ou pelo WhatsApp (47) 98908-9455. Os sabores oferecidos no cardápio atualmente são: goiabada (tradicional), chocolate, paçoca, limão, doce de leite e coco.

Você que tem alguma restrição alimentar, não fique triste! Gabrielly disse que ainda não recebeu pedidos por alguém que tenha algum tipo de restrição, mas garante que caso tenha, estudará direitinho para poder fazer e oferecer o melhor do Recife.

Nada como poder conhecer um pouco mais de outras regiões do país, e com uma delícia dessa não tem dieta que aguente.

Quer receber as notícias no WhatsApp?