Blumenauenses pelo mundo: o casal que fez da Irlanda seu novo lar

Foto Arquivo Pessoal

Por: Gabrielle Figueiredo

06/04/2019 - 14:04

Que tal conhecer um pouco sobre as experiências de quem mora fora do Brasil? Esse é o objetivo da série “Blumenauenses pelo mundo”, que vai contar as histórias de pessoas que deixaram Blumenau para se aventurar em outro país. E a publicação de estreia desta série é com o casal Ana e Matheus, que estão morando na Irlanda. Confira!

Ana Paula Damiani, 22, e Matheus Reis Carpes, 24, desembarcaram em Dublin, capital da Irlanda, em maio de 2018 para realizar um intercâmbio e aprender inglês. Mas desde então, a experiência tem ido além de apenas estudar um novo idioma, e se mostrado uma nova maneira de encarar a vida.

O desejo de ir para outro país surgiu de Matheus, no início da faculdade de Sistemas de Informação. Ele e um amigo queriam ir para um lugar com o inglês como a língua nativa, onde poderiam desenvolver o idioma e também se manter financeiramente.

O tempo passou e esse amigo perdeu o interesse em fazer intercâmbio, porém para Matheus a vontade sempre foi além de somente aprender inglês. “Em 2013, eu e a Ana começamos a namorar, e o plano foi ficando meio esquecido. Mas em 2017 retomei a pesquisa de intercâmbio, o que para ela era algo inteiramente novo”, explica.

Assim, em julho daquele ano, com o desligamento da empresa que trabalhava, era a hora de finalmente realizar o desejo do intercâmbio e viver algo completamente novo para o casal.

Por que a Irlanda?

Para Matheus, a escolha foi simples. “Foi amor à primeira vista”, afirma. A característica de Dublin ser uma cidade grande, mas com jeitinho de cidade pequena foi um dos principais motivos para a escolha do casal, além do clima ameno do país.

Na Irlanda. Foto Arquivo Pessoal

“Lógico que, com o tempo e mais descobertas sobre o país, vimos que também existem problemas. Porém, a Irlanda tem seu charme, e que pode encantar até sem motivos específicos, depende dos olhos de quem vê”, ressalta.

Principais desafios e mudanças

Ana conta que para ela o maior desafio do intercâmbio foi em relação à língua inglesa, visto que não tinha noção e nunca havia estudado o idioma. “Não estudei nem mesmo no Ensino Médio, sempre fugi do inglês. Mas hoje ele é meu melhor aliado e abriu muitas portas para minha vida”, conta.

Em clima de St. Patrick’s Day, maior festa da Irlanda. Foto Arquivo Pessoal

Além disso, ela também destaca a mudança de vida e rotina do casal, que divide casa com outras pessoas na Irlanda. Para eles, foi algo muito novo, até pelo fato de não terem morado juntos antes no Brasil.  “O Matheus trabalhava viajando, e eu o via poucas vezes durante o mês. Com a vinda para Dublin tudo isso mudou, visto que começamos a morar juntos em uma casa com muitas pessoas, que ainda bem que são legais e acolhedoras”, conta.

Conquistas e aprendizados

E como o Matheus desejou que a vida no exterior fosse além do idioma, o casal acredita que as novas experiências diárias estão entre os maiores aprendizados dessa aventura.

Malahide Castle, na Irlanda. Foto Arquivo Pessoal

“O maior aprendizado com certeza é viver essa nova experiência a cada dia, aprendendo com novas culturas, conhecendo novas pessoas e outras formas de pensar”, afirma Matheus.

Para o casal, tudo mudou desde que eles chegaram na Irlanda, tanto profissionalmente quanto pessoalmente. “A nossa parceria se intensificou, aprendemos a ser gente grande de verdade, a nos virar em um outro país, longe de casa”, ressalta Matheus.

Viagem para a Itália, onde esquiaram e viram neve pela primeira vez. Foto Arquivo pessoal

Outro destaque é que os dois atualmente trabalham como consultores de intercâmbio, o que era um desejo desde o Brasil. “Hoje auxiliamos diversas pessoas que têm o sonho de morar na Ilha Esmeralda. Repassamos a experiência e os aprendizados que estamos tendo, para que eles se motivem e não deixam de correr atrás dos seus objetivos”, finaliza.

Você pode acompanhar o casal pelo Instagram @passaporteembranco e entrar em contato para mais informações!

Dicas para quem deseja morar no exterior

Pensa em fazer intercâmbio? Ana e Matheus nos deram algumas dicas, confira:

  • Pesquise muito. Você deve procurar, entender como as coisas funcionam e ver se está disposto a passar por determinadas situações. Então, decida se é isso que você quer para o seu futuro ou não;
  • Não compare experiências. Venha com a mente aberta para viver o seu próprio intercâmbio, que pode tomar caminhos inesperados;
  • Prepare-se e esteja focado para fazer o seu plano de vida acontecer.

Quer receber as notícias no WhatsApp?