Blumenau terá oficina gratuita de pintura “Bauernmalerei”

Foto: Divulgação

Por: OCP News Vale

09/06/2021 - 11:06 - Atualizada em: 09/06/2021 - 11:58

A artista Sandra Bugmann ministra no dia 25 de junho, das 13h30 às 16h30, na Praça Hilda Bublitz, na Vila Itoupava, a oficina gratuita de Bauernmalerei. A técnica de pintura alemã, oriunda dos Alpes europeus, será ensinada de forma presencial e com apenas 10 vagas, devido às restrições sanitárias por conta da pandemia de Covid-19. Pessoas interessadas podem se inscrever gratuitamente pelo WhatsApp (47) 99112-4295.

No mesmo dia, das 18h às 20h, haverá live de inauguração e entrega da pintura produzida pela artista Sandra Bugmann no muro da Praça Hilda Bublitz; demonstração da pintura, além de exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos da oficina; pelo canal www.youtube.com/sandrabugmann.

Por ser um evento ao ar livre, em caso de problemas relacionados às condições climáticas as ações serão remarcadas para a semana seguinte. Os materiais para a oficina serão disponibilizados pela artista para uso no dia da ação. O projeto Bauernmalerei: Resgate de uma Tradição, de Sandra Bugmann, é aprovado pelo 2º Prêmio Herbert Holetz do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau (004/2019).

A palavra Bauernmalerei, em tradução livre do alemão, significa Pintura Camponesa. Segundo a artista, é uma arte folclórica muito antiga.

“Seu surgimento data de meados do século XVII e foi influenciado pela grande fascinação dos europeus por peças e móveis laqueados e decorados trazidos do Oriente. Como a importação dessas peças era algo trabalhoso, demorado e muito caro, artesãos e marceneiros daquela época procuravam de toda maneira desenvolver uma técnica adequada aos materiais de que dispunham para enfeitar seu mobiliário”, lembra a artista.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.