Blade Runner com cenas de O Iluminado? Veja 11 clássicos que reutilizaram gravações de outros filmes

Por: Elissandro Sutil

20/03/2017 - 10:03 - Atualizada em: 20/03/2017 - 16:36

Na semana passada, muitos espectadores ficaram surpresos ao descobrir que uma das cenas de um trailer promocional do filme “Vida”, estrelado por Jake Gyllenhaal e Ryan Reynolds, foi feita com filmagens do longa “Homem-Aranha 3”, de 2007.

while-spider-man-3-and-the-trailer-for-life-share-a-piece-of_fspw.640

A prática de reciclar cenas de filmes pode parecer estranha, principalmente em uma indústria bilionária como a hollywoodiana, mas ela não é incomum. Confira 11 roduções que reutilizaram cenas de outros filmes:

Jogo da Morte II (1981)

T-15

“Jogo da Morte” ainda estava sendo filmado quando Bruce Lee morreu em 1973, forçando o diretor Golden Harvest a utilizar dublês e muitas trucagens de câmera para finalizar o produto anos depois. Porém, a morte do astro não impediu o estúdio de criar uma sequência do filme. “Jogo da Morte II” apresenta trechos de filmagens não utilizadas do primeiro longa, assim como cenas de luta de outros trabalhos de Lee, como Operação Dragão.

Blade Runner: O Caçador de Androides (1982)

harrison-4

O diretor Ridley Scott bateu de frente com a Warner Bros. por causa do corte final de “Blade Runner: O Caçador de Androides”, e o embate acabou gerando diversas versões do filme — a que passou nos cinemas, a versão do diretore uma definitiva. Scott revelou que pediu ajuda a Stanley Kubrick para elaborar o final feliz que a Warner queria — e Kubrick fez questão de ceder ao colega algumas sobras de cenas aéreas que ele não utilizou em “O Iluminado”.

Star Wars: Rogue One (2016)

Rogue-One-Jyn-Ersa-Geared-Up

Grand Moff Tarkin e a Princesa Leia não foram os únicos personagens clássicos de “Star Wars” que foram recriados digitalmente em “Rogue One”. A batalha espacial final apresenta magicamente os atores Angus MacInnes e Drewe Henley (falecido) reprisando seus papeis de Líder Ouro e Líder Vermelho, respectivamente. O diretor Gareth Edwards utilizou cenas de arquivo de “Episódio IV”, e MacInnes chegou até a gravar novas linhas de diálogo para “Rogue One”.

Cidadão Kane (1941)

110091

Essa é bizarra: se você observar atentamente a cena do piquenique ao ar livre em “Cidadão Kane”, é possível ver pterodátilos voando ao fundo. Isso é porque o diretor Orson Welles reutilizou cenas do filme “O Filho de Kong (1933)”. De acordo com a lenda, Welles foi alertado dessa participação especial durante a pós-produção, mas decidiu deixar os dinossauros voadores na cena, para a posteridade.

De Volta Para o Futuro 2 (1982)

7

“De Volta Para o Futuro II” sofreu com um problema de elenco: o filme voltaria ao ano de 1955, mas o ator Crispin Glover (George McFly, pai de Marty) não aceitou participar da sequência. O diretor Robert Zemeckis deu seus jeitinhos: primeiro, reutilizou cenas inéditas de Glover no primeiro filme; além disso, utilizou um dublê com pesada maquiagem. A ilusão funcionou na tela, mas o ator acabou processando o estúdio por causa do uso não autorizado de sua imagem.

Star trek: Gerações (1994)

Jornada_nas_Estrelas_Generations_papo_de_cinema_4

Os fãs de “Star Trek” sentiram algo semelhante a um déjà vu quando viram a nave Ave de Rapina Klingon ser destruída no final de “Star Trek: Gerações (1994)”. A cena da explosão foi retirada dos arquivos de um filme anterior da franquia, “Star Trek VI: A Terra Desconhecida”.

Transformers (2007)

uuuuu

Michael Bay é famoso por reutilizar cenas de filmes antigos em novos projetos. O diretor usou uma cena do filme de guerra “Pearl Harbor” no primeiro “Transformers”, mas alterou as cores e outros detalhes para fazer tudo parecer mais moderno.

Bill & Ted – Uma Aventura Fantástica (1989)

385438.jpg-r_1280_720-f_jpg-q_x-xxyxx

Viagens no tempo podem acabar com o orçamento de um filme se o cineasta não for cuidadoso. Ao invés de gastar muito dinheiro recriando cenas de batalha do Século XIX, o filme “Bill & Ted – Uma Aventura Fantástica (1989)”, o diretor Stephen Herek simplesmente pegou emprestado cenas do clássico “Guerra e Paz”, de 1956.

Transformers: O Lado Oculto da Lua (2011)

transformers-dark-of-the-moon-screen-shot-3

Michael Bay ataca novamente! A sequência de perseguição de carros em “Transformers: O Lado Oculto da Lua” (2011) pegou cenas emprestadas do filme “A Ilha” (2005, também dirigido por ele), com robôs gigantes substituindo os caçadores de recompensa. Entretanto, Bay teve um bom motivo para isso: um figurante se feriu gravemente durante a filmagem, o que encorajou o diretor a desistir da cena para garantir a integridade física da equipe.

Pânico no Lago (1999)

kbgwmcXddjfTeDKzr7IifmYWwtT

Há outros casos tão aleatórios como o da relação entre Life/Homem-Aranha 3. “Pânico no Lago” pegou emprestado uma cena de “Duro de Matar – A Vingança”. Ambos filmes apresentam uma cena idêntica de pedestres caminhando em Nova York.

Robin Hood (1973)

robin-hood-1978

Nos tempos das animações desenhadas a mão, a, Disney tinha o hábito de reutilizar material antigo sempre que possível. Isso ficou evidente em “Robin Hood” (1973), que apresenta cenas recicladas retiradas de Mogli, Branca de Neve e os Sete Anões e até Os Aristogatas. Agora você entende porque os ursos João Pequeno e Balu se parecem tanto?

Fonte: IGN Brasil