Um site novo, o minhasenha.com, oferece um serviço importante para quem está preocupado com a segurança de suas informações online. A plataforma web pesquisa automaticamente por um e-mail e revela se alguma senha ligada ao endereço foi vazada na Internet.

Ou seja, não apenas a "senha do e-mail", mas senhas de logins em outros serviços em que você se cadastrou com as mesma ID (identidade). A plataforma foi criada pela empresa de monitoramento de riscos digitais brasileira Axur e fornece um amplo banco de dados que pode ser usado com facilidade para descobrir qual password precisa ser trocado com urgência, antes que seja usado em fraudes.

A empresa decidiu lançar esse serviço antes da Black Friday para ajudar os usuários brasileiros a detectarem se sua senha vazou e trocá-la antes que um criminosos descubra um site que aceita a credencial e use sem autorização.

Vazamento de dados online

Apesar de não ser algo novo — acompanhamos vazamentos de gigantes como Adobe, Target, Sony (PSN), Linkedin, Spotify e Equifax — muitos usuários da Internet ainda não entendem o real risco a que se está exposto quando dados roubados de grandes empresas são vazados. Principalmente se o dono da conta usa a mesma senha em vários outros sites e serviços.

Quando ocorre esse tipo de problema, os dados dos clientes dessas empresas ou vazam gratuitamente para uso indiscriminado ou são vendidos na deepweb por valores irrisórios.

Como usar o minhasenha.com

Para quem está com a pulga atrás da orelha, usar o site é simples: basta informar um endereço de e-mail para descobrir se alguma senha ligada a ele foi revelada. A informação é enviada diretamente para o correio eletrônico, o que impede que terceiros a descubram por acaso.

Ao dar um check na opção abaixo da caixa de texto, você pode receber informes do site Minha Senha sobre novos vazamentos e ficar atento a possíveis problemas com a sua conta no futuro.

Fonte: Tech Tudo