Bicho Grilo: 27 anos fornecendo uma alternativa contra a mecanização do mundo moderno

Por: Elissandro Sutil

17/04/2017 - 10:04

A Bicho Grilo é uma escola de música que tem como objetivo, o desenvolvimento técnico musical, artístico e social das pessoas. São 27 anos de história e mais de 4.800 alunos atendidos. Um número que surpreende, assim como a dedicação e o empenho com que a proprietária, Bruni Schwartz, e os professores ensinam os estudantes.

Fruto da paixão de Bruni, a escola proporciona a educação musical para crianças, jovens e adultos. Segundo a empresária, o estudo de um instrumento, por exemplo, deve ser oportunizado para diferentes faixa etárias. “A arte talvez seja a única chance do ser humano ter qualidade de vida”, reflete.

bicho grillo editada 2

Hoje, a Bicho Grilo conta com uma equipe de cinco profissionais para atender os cursos de guitarra, bateria, violão, viola caipira, acordeon, cavaquinho, ukulele, teclado, musicalização infantil e técnica vocal. As aulas, que podem ser coletivas ou individuais, acontecem uma vez por semana e possuem duração média de 50 minutos.

Preocupada com o desenvolvimento social de Jaraguá do Sul, a escola realiza projetos em bairros distantes do Centro. O mais recente aconteceu em um condomínio no bairro Nereu Ramos. O “Arte no Condomínio” atendeu cerca de 60 crianças de 6 a 17 anos com aulas de violão, flauta doce, percussão corporal, dança e canto coral.

bicho grillo editada 3

O Festival Alternativo é o projeto mais antigo da Bicho Grilo. Criado em 1997, o evento proporciona a oportunidade para que bandas possam mostrar seu talento. “O festival é uma vitrine para muitos músicos catarinenses”, afirma Bruni. “Chegamos a conquistar um público de 6 a 8 mil pessoas por edição”, contabiliza.

Em 2017, o festival completa 20 anos e, apesar das dificuldades econômicas, uma edição comemorativa deve sair do papel. Em julho, a escola realiza o Recital Bicho Grilo no teatro do SESC e prepara mais uma edição do concurso Garota do Rock para o segundo semestre deste ano.

bicho grillo editada 6

Para Bruni, investir no ensino da música é dar ao aluno algo que não se encontra nas atividades físicas, técnicas ou intelectuais. “A música é antídoto contra a mecanização do mundo moderno”, acredita. “Ela favorece o desenvolvimento do ser humano”, completa.

A Bicho Grilo fica na Rua Éric Sprung, nºb 200, no bairro Água Verde em Jaraguá do Sul. O horário de atendimento é das 8h às 22h. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (47) 3371-9201.