Biblioteca Pública de Joinville monta árvore de Páscoa

Por: Windson Prado

23/03/2018 - 22:03 - Atualizada em: 23/03/2018 - 23:29

A Biblioteca Pública Municipal Rolf Colin resgata uma das tradições germânicas da páscoa e monta a osterbaum na praça Lauro Müller, no Centro de Joinville. A osterbaum (árvore de Páscoa, em alemão) é tradicionalmente decorada com cascas de ovos.

Este ano, foram usadas mais de duas mil casquinhas enfeitadas por alunos da rede municipal de ensino e a montagem ficou a cargo da equipe de servidores da própria biblioteca. A osterbaum tem significado religioso. Os galhos secos simbolizam a morte de Cristo no calvário e nos ovos coloridos, a alegria da ressurreição.

Segundo a coordenadora de bibliotecas da Secretaria de Educação, Margareth Trentini Berri, 34 unidades, entre escolas e CEIs, enviaram os enfeites. Ela explica que também irá pendurar um cartaz com texto que explica o significado da osterbaum.

“A intenção é resgatar essa tradição alemã trazida por nossos colonizadores e mostrar que aqui é um lugar que se propaga conhecimento, além de chamar atenção do público para participar das ações promovidas na biblioteca pública”, relata. Margareth conta ainda que os alunos ficaram ansiosos decorar as cascas de ovos. “Algumas crianças insistiram com os pais para trazer as casquinhas diretamente pra gente”

A árvore de páscoa ficou pronta nesta sexta-feira (23) e estará exposta até dia 2 de abril.

*Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Joinville