Registros da pesquisa poética do fotógrafo Beto Castro na região do Planalto Serrano de Santa Catarina integram o fotolivro “Serranias”, que será lançado na terça-feira (11), na Helena Fretta Galeria de Arte, em Florianópolis. O evento, com entrada gratuita, será a partir das 18h30.
A publicação de 184 páginas apresenta belezas naturais da região, que impressiona pelas suas peculiaridades, como campos nativos ondulados recobertos pela grama verde, onde ocorrem remanescentes de florestas de araucária e rios caudalosos de águas límpidas.
A fotografia de Beto Castro traz recortes e nuances que proporcionam uma viagem imaginária no tempo, registra e valoriza o modo de vida das pessoas, a paisagem natural e a arquitetura de fazendas centenárias da Serra Catarinense.
O livro “Serranias” é resultado de projeto cultural realizado pela produtora Fazer Gestão Cultural, de Lages, por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura – PRONAC/Lei Rouanet, com patrocínio cultural das empresas GTS do Brasil e Disauto Autopeças, e apoio do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte.
Na mesma data do lançamento será aberta uma exposição com fotografias que apresentam parte da pesquisa autoral do fotógrafo. Ao todo 23 fotografias, impressas em fine art integram a mostra.
A Helena Fretta Galeria de Arte fica na Rua Presidente Coutinho, 532, no Centro de Florianópolis. A mostra poderá ser visitada até 27 de junho de 2024.