Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Beira-Mar Continental de Florianópolis terá Pré-Carnaval com atrações nacionais, entrada gratuita e maior trio elétrico do mundo

Foto: Arquivo/PMF

Por: Ewaldo Willerding Neto

30/01/2026 - 11:01 - Atualizada em: 30/01/2026 - 11:36

Neste sábadi (31) e domingo (01), a capital catarinense sedia o Pré-Carnaval Floripa, evento que posiciona a cidade no circuito nacional de pré-carnavais, ao lado de capitais como Belo Horizonte, São Paulo e Fortaleza. Com entrada gratuita, atrações nacionais, e o cenário da Beira-Mar Continental com a Ponte Hercílio Luz ao fundo, o evento tem como foco organização, segurança e diversidade cultural.

A festa também terá o Trio Dragão, maior trio elétrico do mundo da atualidade, com 34 metros de comprimento. Os shows principais serão de Banda Eva, Xanddy Harmonia, no sábado(31) e Dazaranha e Monobloco no domingo(01). A iniciativa é realizada pelo Grupo All, produtor do Folianópolis, e conta com apoio da Prefeitura de Florianópolis e parceria da NSC.

O evento contará com área PCD, garantindo acessibilidade ao público. Neste ano, o circuito será fechado e terá três vias oficiais de acesso, localizadas no início e no final da Avenida Cláudio A. Barbosa, Rua Dr. Heitor Blum e Rua Aracy Vaz Callado. Além disso, estarão disponíveis quatro pontos de banheiros gratuitos distribuídos ao longo do percurso, oferecendo mais conforto aos participantes. Haverá também ponto de hidratação no início do percurso do trio elétrico.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

“Além de um destino referência no Carnaval, Florianópolis tem tudo para se tornar um dos principais destinos de pré-carnaval do Brasil. Estamos criando uma nova tradição, que valoriza nossa vocação turística e coloca a cidade no calendário nacional de grandes eventos”, afirma Topázio Neto, prefeito da Capital.

No sábado, o evento contará com três opções de setor. A Pipoca é totalmente gratuita e permite que o público acompanhe os trios elétricos pelas ruas. O Bloco, com acesso pago, segue o formato tradicional de bloco, com trio elétrico e uso do abadá Bloco EVA. Já o setor Open Bar, também pago, oferece uma área coberta e bebidas inclusas, localizada em um espaço fixo dentro da concentração, sendo proibido sair com bebidas para fora dessa área. Para adquirir os ingressos pagos basta acessar o site.

No domingo, o evento será exclusivamente no formato Pipoca, 100% gratuito e aberto ao público, com acesso controlado. Independentemente do dia ou do setor escolhido, todos passarão por revista de segurança nos acessos, reforçando o compromisso com a organização e a segurança de todos os participantes.

“É um modelo inovador para a cidade. A população tem acesso gratuito a um grande evento, com toda a infraestrutura e segurança necessárias, além de poder desfrutar de uma nova experiência de pré-carnaval com atrações renomadas do cenário nacional”, explica Doreni Caramori Jr, Diretor do Grupo All.

O evento tem potencial de movimentar significativamente a economia local em período estratégico, beneficiando setores como hotelaria, gastronomia, comércio e serviços. Além das atrações nos trios elétricos, o Pré-Carnaval Floripa contará com DJs e um palco dedicado a bandas locais, que funcionará de forma paralela, oferecendo uma opção para quem prefere curtir os shows de forma mais tranquila, sem a necessidade de acompanhar o trio elétrico.

O que pode e não pode levar

Para garantir a segurança de todos, o evento segue uma lista de itens permitidos e proibidos. É autorizada a entrada com mochilas e bolsas, além de itens de uso pessoal como repelente em creme lacrado, protetor solar, medicamentos na embalagem original, óculos de sol, boné ou chapéu, capa de chuva, carregador portátil, canga de praia, copos plásticos ou térmicos e balas, pirulitos ou chicletes (um pacote lacrado por pessoa).

Não será permitida a entrada com garrafas, latas ou vidros, bebidas alcoólicas ou não, coolers, isopores ou bolsas térmicas, alimentos, cadeiras ou bancos, capacetes, guarda-chuva ou guarda-sol, bastão de selfie, aerossóis e perfumes, objetos cortantes ou pontiagudos, armas de qualquer tipo, drogas ou substâncias ilícitas, skates, patinetes ou bicicletas, drones, GoPro e tripés, além de fogos de artifício.

Segurança e Organização

Um dos principais diferenciais do Pré-Carnaval Floripa é o compromisso com segurança e organização. O evento conta com tecnologia de ponta e integração total com as forças de segurança pública.

O acesso ao evento é gratuito e será feito através de pontos controlados, com revista de segurança e sistema de reconhecimento facial integrado com a Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina. A estrutura conta com apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal, além da presença dos Voluntários Floripa, que vão auxiliar as atividades das forças de segurança.

“Estamos comprometidos em oferecer um evento seguro e organizado, com toda a tecnologia e estrutura necessárias para garantir tranquilidade ao público e aos moradores da região”, destaca a vice-prefeita de Florianópolis e secretária de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos.

O evento também contará com ambulâncias, equipes médicas e toda a infraestrutura de apoio necessária para um evento deste porte.

Diferenciais únicos: Beira-mar e Ponte Hercílio Luz

O Pré-Carnaval Florianópolis tem um diferencial que nenhum outro carnaval do Brasil pode oferecer: acontece à beira-mar, com a Ponte Hercílio Luz como cenário, que completa 100 anos em 2026. A combinação de trio elétrico com vista transforma o evento em uma experiência visual única. A Ponte Hercílio Luz, principal cartão-postal de Florianópolis, será o plano de fundo da festa.

“É uma oportunidade única de unir festa, cultura e a beleza natural de Florianópolis. As pessoas vão poder pular carnaval com a brisa do mar e a ponte iluminada ao fundo. Essa combinação não existe em nenhum lugar do Brasil”, destaca a produção do evento.

Diversidade Musical

O Pré-Carnaval Florianópolis aposta na diversidade de estilos musicais para agradar diferentes públicos. O evento traz os ritmos dos dois maiores carnavais do país e também valoriza a cultura local de Florianópolis.

Entre os destaques está o Bloco Eva, um dos mais tradicionais e icônicos do Carnaval de Salvador. Sinônimo de axé baiano, o bloco carrega décadas de história e é referência nacional.

Outro grande nome confirmado é Xanddy Harmonia, voz marcante do Harmonia do Samba e um dos maiores representantes do pagode baiano e do Carnaval de Salvador. Com uma carreira consolidada e shows que arrastam multidões por todo o Brasil, Xanddy leva ao público o melhor do axé e do pagode, garantindo momentos de muita animação.

Completando o time de atrações nacionais, o Monobloco traz para o evento o autêntico espírito do carnaval de rua carioca. Reconhecido como um dos blocos mais tradicionais do Rio de Janeiro, o grupo promete contagiar o público com repertório que celebra a diversidade da música brasileira.

O evento também valoriza e dá protagonismo à cultura local. A Pipoca do Daza, da Banda Dazaranha, grupo tradicional e símbolo da música de Florianópolis, terá espaço de destaque, levando ao público o som e a energia que conquistaram gerações de catarinenses no domingo(01). Para acompanhar todas as novidades, horários e informações basta acessar carnaval.floripa.com ou pelo Instagram @precarnavalfloripa e @prefflorianopolis.

Programação Completa:

31 de janeiro | Sábado – das 13h às 23h

Trio Elétrico:

15h – Pipoca com Xanddy Harmonia

19h – Bloco Eva com Banda Eva

Palco:

14h às 15h30: Vit

16h às 17h30: Grupo Deixestar

18h às 20h: Amandah Amâncio

Intervalos com Junckes

01 de fevereiro | Domingo – das 13h às 23h

9h30: Início com Dj Felipe Martins

13h: Amor, Purpurina & Sacanagi – Palco Local

14h: Kadência do Samba – Palco Local

16h: Pipoca do Daza no Trio Elétrico

16h10: Judivan – Palco Local

17h20: Juliana D Passos e Banda OLOJU – Palco Local

19h40: Monobloco no Trio Elétrico

21h30: Dj Thuy – Palco Local

22h15: Dj Nia – Palco Local

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.